Dupla está a cumprir o Ramadão e, no domingo, terá de enfrentar toda a partida com o V. Guimarães em jejum. Adaptação é pensada ao detalhe.
Corpo do artigo
Zaidu e Mehdi Taremi cumprem o Ramadão e, na próxima jornada, terão o desafio mais difícil deste período, pelo menos tendo em conta os horários dos jogos já conhecidos.
No domingo, o FC Porto visita o V. Guimarães às 18 horas, o que significa que a dupla estará toda a partida em jejum.
No nono e mais importante mês do calendário islâmico, os praticantes não podem ingerir qualquer alimento sólido ou líquido entre a alvorada e o pôr-do-sol, numa fase que, este ano, decorre até ao dia 1 de maio. A receção ao Portimonense, no dia 16, está marcada para as 20h30 e a visita ao Sporting, dia 21, é às 20h15, enquanto os jogos com Braga e Vizela ainda não têm horário definido. Os dois primeiros desafios permitem que Zaidu e Taremi, no mínimo, quebrem o jejum (denominado "iftar") ao intervalo, mas tal não será possível com o Vitória, com a dificuldade acrescida de a privação já ir bem longa quando soar o apito inicial.
Para lá do impacto na alimentação e hidratação, os horários do sono têm de ser ajustados para os jogadores tomarem a primeira refeição ainda antes do nascer do dia ("sehri"). São três aspetos fundamentais para o rendimento e tudo é pensado ao pormenor entre os diferentes departamentos (nutrição, fisiologia, etc...) para que se reduza o risco de uma lesão, potenciada pela eventual perda de peso e diminuição de capacidade cardiovascular. Com menos tempo para ingerir as calorias necessárias, opta-se por alimentos com elevado valor calórico e que não criem uma sensação de saciedade. Excluem-se assim alimentos ricos em fibra, certos legumes e cereais e pão integral, enquanto bebidas isotónicas, proteína em pó, frutos e frutos secos são aconselháveis. E foi com uma mão cheia deles que Zaidu entrou em campo numa partida da época passada, cujo apito inicial ocorrera cinco minutos antes do pôr-do-sol. Na segunda-feira, o jogo começou pouco depois dessa meta o nigeriano ainda teve tempo de ingerir uma banana. Ao intervalo, Zaidu e Taremi (foi suplente utilizado) reforçaram o estômago e o lateral marcou o último golo do jogo frente ao Santa Clara. É um mês de sacrifício mas também encarado com enorme motivação.