Rafa Silva é sonho de Rui Costa: avançado quer sair e pode regressar ao Benfica

Rafa Silva
Dianteiro ex-Benfica quer deixar o Besiktas e, em condições especiais, reacende o interesse do líder da Luz. Clube turco convocou conferência de Imprensa para sábado, tendo como tema principal abordar a situação do jogador português que deixou as águias há ano e meio, em final de contrato.
Corpo do artigo
Leia também "Cristiano Ronaldo disse-me que meti pressão no árbitro e perguntou-me se estava feliz"
Rafa pode estar a um pequeno passo de acertar a saída do Besiktas e, confirmou O JOGO, o regresso ao Benfica é um cenário a ter em conta, dado que Rui Costa está a seguir a situação do veloz dianteiro de 32 anos, com quem gostaria de voltar a contar nas fileiras benfiquistas, num cenário a apontar para janeiro.
A relação do antigo internacional português com o treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, ter-se-á deteriorado ao ponto de, segundo tem insistido a Imprensa turca, Rafa ter apresentado um ultimado aos responsáveis máximos do clube que o recebeu, em final de contrato, depois de oito temporadas a vestir a camisola do Benfica.
Depois da derrota ante o Fenerbahçe, o jogador não foi chamado para o último jogo, com o Antalyaspor, tendo sido noticiado que Rafa teria pedido para voltar a Portugal de modo a resolver alguns problemas pessoais e que não teria voltado a Istambul. Ora, ainda ontem circulou no "X" um vídeo de um adepto a correr atrás do seu automóvel à saída do centro de treino do Besiktas, que comprova a presença do dianteiro no seu local de trabalho.
Ainda assim, os rumores de uma separação entre as partes, tendo até sido noticiado que Rafa equaciona mesmo terminar a carreira imediatamente, ganharam outros contornos, agora pela via oficial. Ontem, o Besiktas emitiu um comunicado a convocar os jornalistas para uma conferência de Imprensa, marcada para amanhã, com o presidente Serdal Adali e o treinador, sendo o futuro do jogador português o tema central.
"Informação do nosso clube: com a participação do nosso presidente Serdal Adali e do nosso treinador Sergen Yalçin, será realizada uma conferência de imprensa no sábado, 15 de novembro, nas instalações do BJK Nevzat Demir, sobre os assuntos em pauta da nossa equipa de futebol profissional, principalmente o futuro do nosso jogador profissional Rafa Silva no clube", pode-se ler no comunicado.
"Por outro lado, o nosso jogador profissional Rafa Silva solicitou licença ao nosso clube até sábado, 15 de novembro, à noite, para se reunir com a sua família e o seu agente. Informamos ao público com os nossos respeitosos cumprimentos", completa a comunicação do Besiktas, que sustentou imediatas notícias a dar conta da saída de Rafa, sendo na Turquia apontado o interesse de emblemas da Arábia Saudita no jogador que, em ano e meio, soma 23 golos e 15 assistências em 65 jogos.
A confirmação da eventual rescisão de contrato, que era válido por mais uma época e meia e javascript:;poderia permitir a Rafa auferir mais cerca de oito milhões de euros, está então por dias, decisão que poderá então sustentar o próximo passo a dar por Rui Costa. Nesta fase, o líder dos encarnados está atento ao processo, mas a eventual contratação sem custos poderá funcionar como mola para dar o passo na tentativa de recuperar o antigo camisola 27.
Entende o recém-eleito presidente do Benfica que as características de Rafa, difíceis de encontrar no mercado de janeiro com um custo acessível, encaixam na perfeição nas necessidades atuais do plantel sob o comando de José Mourinho, tanto para alinhar à esquerda como a segundo avançado, última posição que desempenho com grande sucesso sob as ordens de Roger Schmidt, tendo feito com o alemão 36 golos e 24 assistências em duas épocas.
Rafa deixou o Benfica em final de contrato no verão do ano passado, alegando razões pessoais e não financeiras. Rui Costa tentou até ao último dia convencer o avançado a mudar de ideias e a aceitar um vínculo que o passaria para o topo da lista dos mais bem pagos do plantel. Fixo nas suas ideias, o jogador preferiu mudar de ares e rumou à Turquia. Agora, e caso consiga, como é expectável, a desvinculação, pode escolher outro destino. E a porta da Luz volta a estar aberta.


