Rafa foi dispensado da Seleção e período de paragem pode ser superior ao previsto
Foi dispensado da Seleção Nacional, que vai defrontar Luxemburgo e Ucrânia. A expectativa do Benfica passa por uma recuperação em torno dos dez dias, mas este período pode ser superior
Corpo do artigo
Dispensado das contas de Fernando Santos dos jogos de Portugal diante de Luxemburgo e Ucrânia, Rafa está em risco para o desafio com o Lyon, agendado para 23 de outubro, na Luz, a contar para a Liga dos Campeões.
O extremo tem uma tendinopatia no adutor à esquerda, ou seja, apresenta uma inflamação nessa região, e se já deveria ser poupado ante o Cova da Piedade, na Taça de Portugal, dia 18, procura agora recuperar a tempo de alinhar na terceira jornada da Champions, fundamental para os encarnados, que já perderam os dois primeiros jogos.
A expectativa benfiquista aponta, nesta fase, para uma recuperação em torno dos dez dias, mas não está excluída a possibilidade de esta se prolongar por mais alguns dias (tudo dependerá, naturalmente, da evolução do jogador), algo que levará assim a colocar em causa a utilização de Rafa na receção ao clube francês.
Rafa é o quinto jogador mais utlizado por Bruno Lage até ao momento. O camisola 27 marcou três golos, somando ainda mais três assistências
Quinto jogador mais utilizado até ao momento por Bruno Lage, atrás de Rúben Dias, Vlachodimos, Grimaldo e Seferovic, com 823", o camisola 27 cumpriu os 11 jogos realizados pelo Benfica, mas já se tinha ressentido anteriormente de alguns problemas.
Peça fundamental na estratégia encarnada, o atacante chegou a estar em dúvida para a deslocação ao terreno do Zenit, face a queixas apresentadas diante do V. Setúbal, tendo também já falhado a titularidade diante do Leipzig, na prova milionária, depois de não ter estado no ensaio na véspera da partida.
Chamado de novo por Fernando Santos, Rafa, que no duplo compromisso anterior, ante Sérvia (4-2) e Lituânia (5-1), fez apenas 34", foi dispensado face às queixas apresentadas, tendo a FPF considerado o atleta como "indisponível" para os desafios de apuramento para o Europeu de 2020 que a Seleção Nacional, que ontem se concentrou, vai disputar.
Utilização explodiu esta época
Rafa nunca teve no Benfica um arranque de temporada com uma acumulação tão grande de minutos de jogo. No total das competições e nos onde jogos já disputados pelos encarnados, o extremo esteve em campo durante 823 minutos, com a particularidade de ter feito os 90 em sete partidas, sendo substituído em dois encontros e suplente utilizado em outros tantos.
Na época de estreia, em 2016/17, estreou-se e lesionou-se logo aos 62", tendo voltado só em novembro. Aumentou para 224 na temporada seguinte e para 286 em 2018/19.