Esta já é a mais produtiva época do internacional português neste aspeto, ele que faz um passe fatal a cada 115 minutos na Liga. Nas últimas duas épocas inteiras somara só cinco passes fatais
Corpo do artigo
Rafa carregou Darwin ao colo na goleada em Famalicão, onde fez três passes fatais para o avançado uruguaio faturar outros tantos golos no 4-1 final.
Para o internacional português foi, também, o carimbar do estatuto de maior municiador de colegas no campeonato nacional, onde segue destacado agora com oito assistências - mais duas do que o colega de profissão mais próximo, o portista Otávio, com seis - mas também garantiu a entrada pela porta principal no trio de melhores assistentes das maiores ligas da Europa.
Rafa apenas tem Thomas Muller, do Bayern Munique, e Mohamed Salah, do Liverpool, como atletas com mais passes para golo do que ele.
No caso de Muller, segue com grande vantagem, ele que tem 12 passes para golo e precisou, na Bundesliga, de 102 minutos para fazer cada um deles. Já Salah, na Premier League, soma nove assistências, precisando em média de 160 minutos para cada uma delas.
Rafa, se olharmos para o tempo que precisa para um passe fatal, até está melhor do que o internacional egípcio dado que a cada 115 minutos faz uma assistência. No entanto, no cômputo global, está uma unidade atrás do atacante do Liverpool.
Quanto a rivais com as mesmas oito assistências, Rafa supera no tempo necessário para as fazer toda da concorrência: Barella (Inter), Reus (Dortmund), Wirtz (Bayer Leverkusen) e Mbappé (PSG) precisaram de mais minutos para imitar o feito do português.
Ligação com Darwin cada vez mais forte
A nível interno, Rafa também está já a superar-se dado que as oito assistências na Liga são também o seu melhor registo no Benfica e na carreira: nas últimas duas temporadas ficara-se pelos cinco em 30 jornadas. O jogo de Famalicão permitiu a Rafa não só bater estes números, como também atingir um patamar histórico no clube: desde 2018/19 que nenhum atleta das águias fazia três assistências num jogo, pertencendo até domingo esse recorde a Pizzi, que "dera" quatro golos ante o Nacional.
Quanto aos beneficiários das assistências de Rafa, é Darwin o principal. Além das três contra o Famalicão, o extremo já havia servido com sucesso o uruguaio, uma vez em cada situação, nos embates com o Belenenses e com o Boavista. Seferovic (Belenenses), Everton (Braga) e João Mário (Vitória de Guimarães) foram os restantes atletas a marcar golos com carimbo de... Rafa.