Pierre van Hooijdonk, antigo jogador das águias vê o Benfica numa "fase muito difícil" e o Ajax a "jogar muito bom futebol".
Corpo do artigo
Antevendo os "oitavos" da Champions ainda nos Países Baixos, Erik ten Hag, técnico do Ajax, dividiu as chances de qualificação entre as duas equipas, algo com o qual Pierre van Hooijdonk, antigo jogador das águias, não concorda.
Falando das águias como uma equipa "decente", diz a O JOGO que estas "não estão na mesma forma que no início da época" e que o Ajax "é melhor do que o PSV". Como armas da Luz, aponta Rafa e Darwin.
"Ele quis fazer passar para os Países Baixos que o Benfica é muito mais forte do que, para mim, é neste momento. Claro que é uma equipa decente, mas passa por uma fase muito difícil e o Ajax está a jogar muito bom futebol. Considerando tudo digo que é uma eliminatória de 20/80, 20 por cento para o Benfica e 80 para o Ajax", atira a O JOGO.
"Percebo a razão de ter dito que era 50/50, mas estou cansado dessas conversas dos treinadores. O Ajax é o favorito. Podia ter dito que o Ajax é um pouco favorito, ninguém em Portugal ia ficar chateado", atira. E depois de no início da época ter falado de uma eliminatória dividida entre Benfica e PSV, então no play-off de acesso à Champions, explica a diferença na análise. "O Benfica não está na mesma forma e situação do início da época e o Ajax é melhor do que o PSV. É melhor do que qualquer equipa nos Países Baixos", defende, referindo que "o PSV é segundo classificado e ganha facilmente, mas num estilo diferente".
14610537
"O Ajax domina os jogos e venceu o Vitesse por 5-0, uma equipa que está na Europa. É uma equipa agradável de se ver, joga um futebol muito atrativo. Se estiver em forma será muito, muito difícil para o Benfica", avisa.
Autêntica máquina demolidora, o Ajax leva já 108 golos marcados e apenas 14 sofridos. Razão pela qual, frisando ser "inacreditável" o registo ofensivo dos lanceiros, seja no campeonato seja na Champions, aponta a diferença de golos como "uma loucura".
Antigo futebolista das águias, que representou em 2000/01, Van Hooijdonk destaca quatro atletas nos neerlandeses. "O Antony é muito bom tecnicamente e muito rápido, Tadic é o cérebro da equipa e Haller marca muito. E ainda há Berghuis, que tem estado muito bem. Ir para o Ajax, pelos jogadores que tem à sua volta, tornou-o ainda melhor."
Sobre a mudança tática do 3x4x3 para o 4x4x2 ou 4x3x3 operada por Nélson Veríssimo, Van Hooijdonk sublinha, sobre a melhor forma de parar o Ajax, que "mais do que jogar com quatro ou cinco defesas, tem a ver com o estilo de jogo". Ainda assim, deixa um conselho ao agora técnico encarnado. "A melhor possibilidade de o Benfica parar o Ajax é tornar o jogo físico. Mas têm de estar perto suficientemente dos jogadores do Ajax para o conseguirem", defende.
Pierre van Hooijdonk representou o clube da Luz durante uma época, em 2000/01. Fez 35 jogos e 23 golos
Avisando para o ataque do campeão dos Países Baixos, aponta também o que considera serem as armas que o Benfica pode aproveitar. "Rafa tem uma classe diferente. Quando está na sua melhor forma pode destruir uma defesa. E há Darwin, que me impressionou muito. São as duas referências do Benfica", afirma. E enquanto antigo ponta de lança analisa Darwin: "É jovem, mas muito interessante. Para a sua altura também é um jogador com velocidade e é muito forte. Gosto deste tipo de jogadores diferentes dos habituais. Prova, como outros na Europa, que o "9" ainda é um jogador muito importante no futebol atual e que não se deve jogar com médios como avançados."
Desafiado a apontar fraquezas do Ajax, Van Hooijdonk indica lacunas no lado esquerdo defensivo: "Tem um jogador muito bom com bola, Daley Blind, mas que não tem muito ritmo. Jogando por ali o Rafa, que é rápido, podem aproveitar. Às vezes isso pode causar-lhes problemas, até porque atacam com quase todos os jogadores. Pode ser uma área a explorar pelo Benfica."
14613072