Garantia de Tiago Teixeira, ex-treinador-adjunto do Sporting, que compara o perfil do internacional sub-21 português ao de Lamine Yamal, que também tem 17 anos e já é um titular absoluto por Barcelona e Espanha
Corpo do artigo
Tiago Teixeira, ex-treinador-adjunto do Sporting, comparou esta sexta-feira Geovany Quenda a Lamine Yamal, garantindo que o internacional sub-21 português e extremo dos leões, de 17 anos, será uma presença habitual na Seleção Nacional A e na Liga dos Campeões "durante muito tempo".
Em declarações ao jornal The Athletic, Teixeira começou por recordar o entusiasmo que encontrou sobre Quenda mal chegou a Alvalade, no verão de 2022, enaltecendo as maiores qualidades do jovem, que vai reforçar o Chelsea em 2026.
“Toda a gente falava sobre o Geovany. Ele é um driblador muito, muito bom. É impressionante fisicamente e consegue bater o seu adversário por dentro ou por fora. Ele é um jogador muito intenso, muito comprometido, mas penso que as suas maiores forças são a sua tomada de decisão e a sua habilidade de fazer uma jogada final. Ele lê o jogo de forma brilhante”, elogiou, prosseguindo: “Nos sub-23, às vezes ele estava perto de ser um número 10. Ele consegue trabalhar em espaços curtos em áreas centrais ou nas linhas e é muito ligado defensivamente, por isso, também contribui sem posse de bola. A longo prazo, acho que acabará por jogar no meio”.
Apesar desses elogios, Teixeira também apontou os aspetos que Quenda mais precisa de melhorar no seu jogo: “Muitas vezes, ele está mais interessado em servir os outros do que em rematar. Penso que também poderia ser mais agressivo em situações de um para um, partindo mais para cima do seu marcador e sendo um pouco mais incisivo e ambicioso. Talvez alternando entra a esquerda e a direita”.
De resto, o antigo adjunto leonino comparou o perfil de Quenda ao de Lamine Yamal, que aos 17 anos já é um titular indiscutível pelo Barcelona e também uma figura da seleção principal de Espanha, tendo vencido o último Euro’2024.
“Eu vejo parecenças com Lamine Yamal. Ambos começaram a jogar futebol sénior aos 16, 17 anos e Yamal já joga por Espanha, mas Quenda já foi chamado por Portugal pela primeira vez [em agosto de 2024 e novamente este mês] e tenho a certeza de que será uma presença regular na Seleção Nacional durante muitos anos e uma estrela na Liga dos Campeões. Ele vai ficar ainda melhor com a idade e a sua confiança continuará a crescer. Tem tudo aquilo de que precisa”, rematou.