Filho de José Maria Pedroto foi anunciado esta segunda-feira pelo candidato às eleições do FC Porto, marcadas para 27 de abril
Corpo do artigo
André Villas-Boas anunciou esta segunda-feira o nome de Rui Pedroto como vice-presidente para a área de Projetos Sociais, cargo que desempenhará caso a lista liderada pelo ex-treinador vença as eleições do FC Porto, marcadas para 27 de abril
Conhecido em boa parte do universo portista apenas por filho de José Maria Pedroto, icónico treinador do clube azul e branco, Rui Pedroto é, na "vida civil" bem mais do que isso.
Sócio 5592 do FC Porto, Rui Pedroto é atualmente, e desde 2014, presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1984, decidiu acrescentar à sua formação académica as áreas de Direção de Empresas, Administração Pública e Estratégia Empresarial.
Advogado, especialista nas áreas de direito civil, comercial e laboral, foi ainda Técnico de Recursos Humanos na Aliança Seguradora (atual AGEAS) entre 1988 e 1990 e Coordenador de Recursos Humanos na área imobiliária do Grupo SONAE entre 1990 e 1991, com posterior passagem pela empresa Contacto (Grupo SONAE), onde exerceu funções de Diretor Jurídico e de Recursos Humanos até 1993.
A partir de 1993, Rui Pedroto tem estado no Grupo Mota-Engil, onde começu por assumir o cargo de Diretor de Recursos Humanos, liderando mais tarde a Direção de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade. Destaque ainda para a participação em várias associações e fundações dedicadas ao desenvolvimento social, tendo sido diretor do Centro Distrital da Segurança Social do Porto entre 2002 e 2005.