FC Porto fará uma participação na sequência das "provocações" do ala encarnado. Na época passada, o CD da FPF abriu processos disciplinares a Diogo Costa, Fábio Cardoso, Manafá e Otávio por motivos semelhantes. Dragões esperam uma decisão idêntica...
Corpo do artigo
O FC Porto, apurou O JOGO, vai mesmo apresentar uma queixa contra David Neres na sequência de dois episódios que envolveram o brasileiro nas celebrações do título conquistado pelo Benfica, no fim de semana. Há um ano, recorde-se, um episódio semelhante motivou uma ação idêntica dos encarnados contra Diogo Costa, Fábio Cardoso, Manafá e Otávio, levando o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a instaurar processos disciplinares aos portistas, que resultariam na suspensão por um jogo deste quarteto. Falharam, por isso, a partida da Supertaça Cândido de Oliveira, com o Tondela.
Agora, é a vez de o FC Porto avançar com uma participação por considerar que as atitudes de David Neres lesam a honra e ofendem a reputação do clube e de Otávio, que o benfiquista visou diretamente.
Importa, por isso, situar o assunto. Durante as celebrações, David Neres fez um vídeo em direto no Instagram em que provocou Otávio e, também, Pedro Gonçalves, do Sporting, jogadores com quem teve desentendimentos ao longo da época. O jogador encarnado identificou os dois adversários e escreveu "Chupa" e "Chora bebé". Além disso, comentou uma fotografia sobre o "Baixinho" no Instagram dos dragões, escrevendo "Cadê [onde está] o sorrisinho", o que motivou uma resposta do subcapitão azul e branco: "Ganha mais duas vezes e empata comigo, estamos empatados em títulos na Luz". Surgiram, ainda, vídeos em que se ouve Neres a cantar: "Chupem lagartos, chupem tripeiros".
Por estas razões, a SAD portista já decidiu que vai avançar com uma queixa formal contra o brasileiro do Benfica, embora ainda não esteja definido quando e em que moldes o fará. Em todo o caso, a expectativa dos portistas é que o Conselho de Disciplina (CD) atue em conformidade, tendo por base o que sucedeu na época passada. A confirmar-se, Neres poderá ser suspenso, o que significa que, no mínimo, falhará o primeiro jogo oficial de 2023/24, precisamente a decisão da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao próximo vencedor da Taça de Portugal: FC Porto ou Braga.