Diogo Jota Numa noite de sonho, o internacional sub-21 português sucede a Deco, que era o último jogador a fazer um hat trick pelo FC Porto no campeonato nos primeiros 45 minutos
Corpo do artigo
Uma série de registos históricos transformaram a estreia a titular de Diogo Jota no facto mais relevante da noite de ontem. Nuno Espírito Santo ganhou um "reforço" de peso.
Na linha de sucessãodo mágico Deco
Diogo Jota sucedeu a Deco como o último jogador a fazer um hat trick pelo FC Porto no campeonato durante a primeira parte. O antigo médio do FC Porto tinha marcado três golos antes do intervalo na última jornada do campeonato de 2000/01, frente ao Boavista, que celebrava a conquista do título de campeão.
Cinco a fazer trêsna estreia a titular
Na longa história do FC Porto, há apenas mais quatro jogadores que conseguiram marcar três golos no jogo de estreia a titular. Walter (2010), Petrak (1940), Kodrnja (1940) e Artur Alves (1935). No caso do avançado brasileiro, o feito perde força por ter sido conseguido num jogo da Taça de Portugal frente ao Pêro Pinheiro (8-0).
Uma marca commais de 14 anos
Há 14 anos que um jogador não conseguia marcar um hat trick durante a primeira parte de um jogo do campeonato. O último a fazê-lo foi o brasileiro Barata, do Braga, em 2002. Este século, também conseguiram repetir o feito Márcio Santos (Boavista), Filgueira (Belenenses), Acosta (Sporting), para além do já referido Deco (FC Porto).
Igual a Jardel
Edmilson ou Madjer
Diogo Jota sucede a Rúben Neves na lista de marcadores em dia de estreia a titular pelo FC Porto. Na história do clube, há ainda mais cinco jogadores a marcar um hat trick durante a primeira parte de um jogo: Walter, Deco (por duas vezes), Jardel (1998), Edmilson (1996)e Madjer (1990).