Dorival Júnior divulga esta sexta-feira os eleitos para a Copa América, com Wendell, Galeno e Pepê na calha. Melhor época da carreira alimenta esperança de Evanilson, mas o avançado corre por fora
Corpo do artigo
A final da Taça de Portugal contra o Sporting, a 26 de maio, marcará o ponto final na época do FC Porto, mas nem todos os elementos do plantel azul e branco poderão gozar férias a partir desse dia. É ano de Europeu e de Copa América e, hoje mesmo, quatro jogadores dos dragões - Wendell, Pepê, Galeno e Evanilson - estarão colados ao ecrã para saberem se farão parte dos eleitos da seleção do Brasil para a prova continental e respetivo ciclo preparatório.
Selecionador do escrete esteve recentemente no Dragão a ver o contingente brasileiro do FC Porto em ação. Até Otávio foi observado, mas o jovem central, de 22 anos, ainda terá de esperar.
O anúncio dos 23 convocados de Dorival Júnior está agendado para as 16h00 portuguesas e, dentro do contingente canarinho portista, há diferentes graus de expectativa. Chamado pelo selecionador canarinho e titular contra Inglaterra e Espanha na última janela de seleções, em março, Wendell é quem alimenta maiores esperanças de figurar no lote final, seguido de perto por Pepê e Galeno. Os dois também figuraram na lista anterior, mas apenas em segunda instância, rendendo os lesionados Casemiro e Gabriel Martinelli. Mas, se o camisola 11 do FC Porto não saiu do banco em nenhum dos jogos de preparação, o veloz extremo foi lançado no embate com “La Roja” e até ganhou o penálti que fixou o 3-3 final.
Seleção do Brasil concentra-se em Orlando (Flórida) a 30 de maio, quatro dias após a final da Taça de Portugal
Do quarteto, Evanilson é quem corre por fora. Apesar de estar a terminar a época mais produtiva da carreira a nível individual - 24 golos e cinco assistências em 39 partidas -, o ponta-de-lança nunca foi chamado à versão principal do escrete. A concorrência no ataque é forte, com Endrick, Richarlison e Gabriel Jesus, entre outros e, na antecâmara de uma prova a doer, é improvável que Dorival aposte num estreante absoluto. O técnico da canarinha, aliás, assistiu recentemente ao FC Porto-Sporting, no Dragão, e tirou notas sobre o contingente brasileiro, Otávio incluído. Porém, o central ainda não deverá entrar nas contas.
A seleção do Brasil vai concentrar-se a 30 de maio em Orlando (Flórida) e a Copa América decorre entre 20 de junho e 14 de julho nos Estados Unidos. Uma calendarização que deverá interferir com a pré-época do FC Porto - apontada ao início de julho -, subtraindo opções ao treinador.
Eustáquio “garantido” e Varela na rota de Paris
Além dos eventuais convocados pelo Brasil, há outro portista com presença praticamente certa na Copa América: Stephen Eustáquio. O médio foi recentemente “promovido” a capitão da seleção do Canadá, que vai participar pela primeira vez no certame.
De resto, a Argentina, campeã em título, também tem no Dragão uma opção válida, Alan Varela, mas o médio deverá ser chamado aos Jogos Olímpicos de Paris. Ver-se-á, depois, se o FC Porto autoriza a ida.