Em caso dos dragões terminarem fora do pódio, terão de torcer por Bétis ou Chelsea para garantirem entrada direta na segunda prova da UEFA
Corpo do artigo
O FC Porto está atualmente no quarto lugar da I Liga, e não depende de si para chegar ao pódio, e garantir entrada direta na próxima Liga Europa. No entanto, a hipótese de ficar em quarto lugar e mesmo assim não precisar de jogar as pré-eliminatórias da segunda prova europeia é real, o que aliviaria o calendário azul e branco, já sobrecarregado pela presença no Mundial de clubes.
Para isso acontecer, o vencedor da Liga Conferência precisaria de já ter assegurada vaga nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões ou na fase regular da Liga Europa, via campeonato, como o Chelsea ou o Bétis, que são os grandes candidatos à conquista da prova e que têm as vagas europeias bem encaminhadas, via campeonato.
Nesse caso, o FC Porto beneficiaria da vaga deixada em aberto pelo vencedor da Liga Conferência por ser o clube com a melhor posição no ranking de pontos da UEFA.
Se for o Braga a ficar no quarto posto, terá sempre de jogar as pré-eliminatórias de acesso à Liga Europa.