Quatro dos cinco melhores colocados no ranking de posse de bola ocupam o topo da classificação geral.
Corpo do artigo
Exercer o domínio sobre o adversário na posse de bola deixa as equipas mais perto dos pontos, é a conclusão que se retira do estudo das primeiras quatro jornadas da Liga Bwin Liga.
Claro que há exceções: o surpreendente Estoril (4.º classificado) e o Boavista (6.º), por exemplo têm vivido bem sem esse domínio
Note-se que quatro dos cinco melhores colocados no ranking de posse de bola ocupam o topo da classificação geral. A começar pelo Benfica, que lidera o campeonato, com dois pontos de vantagem sobre o Sporting e FC Porto e tem-se revelado igualmente a equipa mais autoritária na posse da bola, com 64,4%.
Claro que há exceções: o surpreendente Estoril (4.º classificado) e o Boavista (6.º), por exemplo têm vivido bem sem esse domínio: ambos estão bem abaixo dos 50% de posse de bola, sendo que no caso dos axadrezados até são a terceira equipa com a média mais baixa de posse de bola (42,2%). Já agora, o lanterna-vermelha Belenenses é também a equipa que dá ao adversário toda a iniciativa: apenas 36,5% de posse!
Curiosidades
2.º médio mais eficaz
João Mário (Benfica) tem perfume e números. O médio é, excluindo os guarda-redes e defesas, o 2.º da Bwin com a melhor eficácia de passe: 91,8%. O primeiro é o companheiro Meité (92,9%
1.º com a barriga
Marcano (FC Porto) encostou para o golo de barriga. É o primeiro que não resulta de finalização com os pés, pernas ou cabeça. Na época passada só houve cinco golos de forma menos convencional.
15 defesas
Kritciuk (de saída do Gil Vicente) é o guarda-redes com mais trabalho da I Liga. Lidera o ranking dos que têm mais defesas (15, mais uma do que Luiz Felipe, do Belenenses) e saídas (10, mais uma do que Fernando Castro, Arouca).
4.º penálti falhado
O penálti desperdiçado por Steven Vitória, permitindo a defesa do belenense Luiz Felipe, foi o quarto castigo máximo não convertido dos 14 da Liga. A taxa de sucesso está nos 71%, muito perto dos 72% da época passada.
2 expulsões
Com a expulsão de Trova Boni, aos 67", o Belenenses é agora a equipa com mais expulsões da Liga Bwin: duas. Após quatro jornadas, há sete equipas com uma expulsão e dez com o cadastro limpo de cartões vermelhos.
32.ª reviravolta
Frente ao Tondela, o Benfica fez a 32.ª reviravolta de resultado das últimas dez épocas. Os encarnados lideram o ranking deste período com mais três do que o Sporting e mais quatro do que o FC Porto.