Rúben Amorim, treinador do Sporting, em conferência de Imprensa ao jogo frente ao Rio Ave (sexta-feira, 18h30).
Corpo do artigo
Saber que vai sair líder desta jornada dá conforto? "O conforto é sempre o mesmo, o desafio é sempre o mesmo. Queremos ganhar, sabemos que faltam muitas jornadas, mas levamos muito jogo a jogo. Não pensamos se temos vantagem, se temos apenas um ou quatro pontos [de avanço]. Foi uma semana diferente, porque já não estávamos habituados a perder, mexeu com o grupo. Preparámos bem o jogo, tivemos a situação ontem [quarta-feira] a seguir ao treino [covid-19], voltámos a mudar, de resto não houve nada diferente, os jogadores só têm de se preocupar em ganhar ao Rio Ave, não precisam de pensar em mais nada."
Muitas alterações contra Marítimo foram o maior erro desde que chegou ao Sporting? "Não. Não perdemos o jogo pelos jogadores que se mudou. O meu objetivo de sempre é ganhar, mas não me esqueço de onde estou e qual é o projeto. Se não vamos meter os jovens e outros, quando os vamos pôr a jogar? Jogadores precisam de oportunidades. Por exemplo, o Neto tem covid-19, vai jogar o [Eduardo] Quaresma. É a nossa forma de ver.Entendemos que as devíamos fazer e claramente o jogo diz-nos [que não foi por isso]. Contra o Belenenses jogámos pior e ganhámos. O que nós não fizemos foi golos. Confio nos jogadores todos e provo isso sempre. Não é um erro. Quando há derrotas é normal que se olhe para tudo. Na primeira parte podíamos ter resolvido e não resolvemos."
Quanto vale agora, que tem o nível IV e está a ter estes resultados? "O valor de mercado não se vê pelo nível IV, vê-se pelas derrotas. Hoje sou capaz de valer menos, porque perdi. Fomos eliminados da Taça por isso claramente o valor é inferior. Não penso nisso. Nem me interessa, acho que é um marco importante na minha carreira. Quero ser treinador principal, um clube como o Sporting merece isso. Eu fiz por isso, estou dentro das regras, e portanto agora é seguir com o meu trabalho, sou muito feliz a trabalhar aqui. Não penso no valor porque não penso em sair do Sporting."