O lateral foi reforço dos vimaranenses em agosto de 2018. Esteve nos Sub-23, não se sentiu confortável e pediu para sair.
Corpo do artigo
Zaidu é, hoje, uma das figuras do FC Porto e o reforço mais utilizado por Sérgio Conceição. Quando, esta terça-feira, subir ao relvado do D. Afonso Henriques, o nigeriano vai lembrar-se de que, em tempos, sonhou ali jogar vestido de branco e preto. Há mais de dois anos, mais concretamente na pré-época 2018/19, Zaidu foi contratado pelo V. Guimarães.
13174790
A história, que O JOGO lhe conta, nunca foi conhecida, mas é verdade que o esquerdino assinou mesmo um contrato com os vimaranenses de três temporadas. Se o tivesse cumprido, ainda hoje lá estaria. Mas saiu em menos de uma semana. Já lá vamos...
Na altura, o jogador tinha 21 anos e vinha de uma temporada muito promissora no Mirandela. A ideia era que crescesse na equipa de Sub-23, que estava a ser formada para a primeira edição da Liga Revelação, com a intenção de se avaliar se podia dar, depois, o passo para a equipa B e, até, para a equipa principal. Luís Castro (não o treinador do Shakhtar) era o técnico principal e Zaidu não terá ficado propriamente com a sensação de que a temporada lhe fosse correr bem. Em poucos treinos, o nigeriano não sentiu a confiança do treinador, que atualmente está nos Sub-23 do Benfica.
A experiência durou menos de uma semana. O jogador não sentiu confiança do treinador Luís Castro, agora nos Sub-23 do Benfica, e pediu para voltar ao Mirandela. Tinha assinado até 2021...
E, além de ter sentido que não seria primeira opção de imediato numa prova cujo nível competitivo não é superior ao do Campeonato de Portugal, nunca se sentiu propriamente confortável. Então pediu ao seu representante para regressar a Mirandela, mas havia o contrato assinado. Armando Marques, então vice-presidente dos vimaranenses, insistiu em sentido contrário e tentou demover o portista da decisão. Mas Zaidu mostrava-se triste e claramente decidido a regressar a Trás-os-Montes, onde o treinador Rui Borges (agora na Académica) lhe inspirava confiança e a equipa lhe interessava mais. O Vitória lá acedeu a desvincular o jogador e em quatro/cinco dias terminou a aventura do esquerdino em Guimarães.
O resto da história é mais ou menos conhecido. Zaidu regressou a Mirandela a 10 de agosto de 2018. Dois dias depois estava a jogar a titular com o Trofense na primeira jornada do CdP. O resto da época foi tão bom que, no final, saiu para o Santa Clara. Um ano com João Henriques bastou-lhe para saltar para o FC Porto. Hoje encontra em Guimarães o antigo treinador. E também André Almeida, único jogador dessa equipa de Sub-23 que chegou à formação principal.