Steffen Hojer, técnico dos sub-21 da Dinamarca, promoveu a estreia do jogador naquele escalão e antevê forte impacto
Corpo do artigo
Conrad Harder foi, pela primeira vez, convocado para a seleção de sub-21 da Dinamarca. O responsável pela chamada foi Steffen Hojer, selecionador da equipa dinamarquesa, que a O JOGO explicou o porquê de ter subido o avançado dos sub-20 ao escalão acima. “Temos um jogo muito importante. Pode até dizer-se que esta não é a altura certa para chamar o Harder, mas quando olho para o que ele tem feito no Sporting, vejo que é um jogador que cria muitas oportunidades, um jogador muito direto e muito confiante. Tem estado muito bem, no Nordsjaelland e agora no Sporting. Tem aproveitado todos os minutos no novo clube”, atira.
O treinador acredita que o jogador, de 19 anos, vai ajudar a sua equipa no importante jogo com a Islândia. Defende que a mudança para Alvalade foi “fantástica” para o jovem.
“É um jovem jogador, por vezes até demasiado direto, mas gosto muito da confiança dele, do seu trabalho. Foi uma decisão bastante óbvia chamá-lo agora, porque uma equipa precisa de jogadores com boa energia, num bom momento”, defende.
Hojer diz que conta com Harder para ponta-de-lança e extremo-esquerdo e revela o que o jogador do Sporting pode dar à sua equipa. “Quando trazes um jogador como o Harder, trazes a sua fome. Ele tem fome de marcar golos, sempre que entra em campo acredita que pode marcar um golo.”
"Tenho a certeza que vai encaixar bem no Sporting, fiquei muito feliz com o golo dele"
O avançado, de 19 anos, trocou este verão o Nordsjaelland pelos leões, por 19 milhões de euros mais três milhões de euros por objetivos. Hojer não tem dúvidas que a mudança para Lisboa foi muito positiva para o agora camisola 19 dos verdes e brancos. “Até agora tem sido fantástica. Deu um passo em frente, é um grande clube, o capitão de equipa é dinamarquês, o Hjulmand, por isso na Dinamarca conhecemos muito bem a equipa. Ele mudou de clube, mas está a somar minutos e estou muito satisfeito com os minutos que já teve. Está a aprender e a jogar com jogadores muito bons. Tem um bom treinador, foi uma mudança muito boa para ele.”
Apesar do elevado valor pago pelo clube de Alvalade pelo jovem dinamarquês no último mercado, o treinador dos sub-21 do país nórdico não tem dúvidas que Harder e o Sporting vão ser o encaixe perfeito. “Algumas pessoas disseram logo ‘Wow’ aqui na Dinamarca. Ele esteve bem aqui no Nordsjaelland, mas foi num curto período de tempo. É um jovem avançado que acredita muito em si mesmo, o Sporting também acredita muito nele. Tenho a certeza que vai encaixar bem e pode valer muito mais daqui a dois anos”, afirma.
"O Sporting acredita muito nele e ele pode valer muito daqui a dois anos"
A estreia do camisola 19 a titular aconteceu frente ao Aves SAD, numa partida ganha pelo leão por 2-0, na qual Harder marcou e assistiu. Hojer assumiu estar muito feliz com o arranque do jogador em Portugal. “Fiquei muito contente por ele ter marcado, porque é muito importante para um jogador chegar a um clube novo e marcar. Penso que começou bem, o Hjulmand também pode ajudá-lo. Até agora, a escolha foi fantástica”, sublinha.
Por fim, Hojer recusou revelar se Harder vai ou não ser titular no jogo com a Islândia, que, em caso de vitória, pode valer o apuramento para o Euro’2025 de sub-21 à Dinamarca. “Talvez. Temos seis dias de treino antes do jogo, vai estar pela primeira vez na equipa. Temos dois avançados, um do Newcastle [Osula], outro do Sturm Graz [Biereth]. Claro que vai ter concorrência. Ainda não sei, mas se ele jogar vou ficar muito descansado. Sei que ele vai trabalhar bem pela equipa, é esse tipo de jogador. Vai trabalhar muito defensivamente e ofensivamente, vai criar sempre oportunidades”, conclui o técnico dos sub-21 dinamarqueses.