Dragões defrontam pela primeira vez na história três adversários vindos das cinco maiores ligas da Europa na etapa inicial da prova. Conceição procura algo inédito no Wanda Metropolitano: entrar a vencer.
Corpo do artigo
A 25.ª participação do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões começa esta quarta-feira, em Madrid, e tem tudo para ser (em teoria) a mais complicada de todas.
FC Porto é o clube português com mais sucesso frente a equipas dos "Big 5" na fase de grupos da Champions, mas nunca apanhou três na mesma edição
Os dragões estão habituados a levar com equipas dos denominados "Big 5", mas esta será a primeira vez na história que defrontarão três logo no arranque da competição. Ainda por cima, com o poderio do Liverpool, do Milan e do Atlético de Madrid, que, de resto, constituirá o primeiro teste à sobrevivência dos azuis e brancos ao denominado "grupo da morte", devido ao historial dos sorteados.
O desafio será (mais) um convite à superação do clube, que, entre os portugueses que participaram nesta fase da prova, até é o que mais tem conseguido bater o pé às equipas dos cinco principais campeonatos da Europa. Em 66 jogos contra alemães, espanhóis, franceses, ingleses e italianos apenas nesta etapa inicial, os portistas venceram 27, mais do que Benfica, Sporting, Braga e Boavista... juntos (14). E em menos jogos (66 contra 88). Em termos percentuais, os triunfos representam 41 por cento (%) do seu total de encontros. Já os axadrezados ganharam 25% dos 12 desafios realizados contra emblemas das cinco maiores ligas, os encarnados 19% das 42 partidas efetuadas, os leões 10% dos 30 encontros que fizeram e o Braga zero (disputou quatro).
Com equipas inglesas, os portistas só conseguiram os três pontos por quatro ocasiões e nenhuma delas foi com o Liverpool
A montanha que o FC Porto tem pela frente ganha ainda mais dimensão quando se constata que o sorteio o colocou perante clubes dos campeonatos com os quais têm as taxas de sucesso mais baixas. Com equipas inglesas, os portistas só conseguiram os três pontos por quatro ocasiões e nenhuma delas foi com o Liverpool - o melhor resultado obtido com os "reds" na fase de grupos foi um empate (1-1), em 2007/08. Com italianas, os dragões triunfaram ainda menos: duas. Contudo, uma delas foi contra o... Milan (3-2), em San Siro.
Números são um pouco mais favoráveis contra espanholas, já que os azuis e brancos saíram por cima em oito ocasiões
Os números são um pouco mais favoráveis contra espanholas, já que os azuis e brancos saíram por cima em oito ocasiões. O Atlético de Madrid, adversário de hoje, foi a vítima em duas, ambas na mesma época (2009/10). O assalto ao terceiro triunfo contra os "colchoneros" está marcado para o Wanda Metropolitano, onde Sérgio Conceição procurará algo que lhe escapa desde que se estreou na competição: entrar a ganhar. Nas três primeiras edições que disputou, começou com derrotas frente ao Besiktas (casa) e ao Manchester City (fora) e um empate com o Schalke 04 (fora). O último triunfo dos azuis e brancos no arranque foi em 2014, frente a um adversário de fora dos "Big 5": o Bate Borisov (6-0).