"Quando o Jota disse que queria chegar à Seleção, não o disse de forma leviana. Acredito que vai chegar lá"
Jota Silva é o jogador do plantel com mais passes para golo e, por castigo, falha visita a Portimão. Filipe Martins, ex-treinador do extremo, espanta-se por não ter saído em janeiro. Técnico acredita que o extremo “vai chegar” à Seleção e considera que tem condições para jogar nas principais ligas europeias
Corpo do artigo
Jota Silva voltou a fazer uma grande exibição. Na receção ao Benfica saiu com fadiga muscular, mas não está lesionado. O extremo vai, no entanto, falhar a visita, no sábado, ao Algarve por ter visto o quinto cartão amarelo contra os encarnados.
Ao fazer o passe para o golo de André Silva, o segundo do Vitória de Guimarães, o jogador formado no Sousense é agora o rei das assistências do plantel, com cinco. “Mais do que a exibição diante do Benfica, é de realçar a época que tem vindo a fazer. Até me admira que não tenha saído neste mercado de inverno, mas é algo que vai acontecer em breve, se continuar com este nível exibicional”, defende Filipe Martins, que orientou Jota Silva durante uma época e meia no Casa Pia.
O treinador considera que o jogador do Vitória “está preparado para jogar a qualquer nível em Portugal, e pode jogar nas principais cinco ligas europeias”, diz. “Até me custa a aceitar que não tenha saído já nesta janela, mas acredito que por questões estratégicas o Vitória optou por o resguardar até ao final da época, em busca do melhor negócio”, admite o técnico, que elogia a dedicação absoluta do seu ex-atleta. “A melhor característica que tem é a capacidade de trabalho e o facto de nunca relaxar em nenhum treino”, sustenta.
Conhecendo a mentalidade de Jota Silva, Filipe Martins acredita que “não vai ficar por aqui.” “Quando ele disse que queria chegar à Seleção Nacional há uns tempos, não o disse de forma leviana. Acredito que vai chegar lá”, perspetiva, referindo ainda que o extremo “tem dado provas de que está mais do que preparado para atuar nos melhores palcos do futebol português.” “Cada vez que o vejo jogar, noto que está a evoluir, está cada vez mais completo e é um jogador muito dedicado, com faro de golo e que dá tudo em prol da equipa”, remata o técnico.
Manu espreita regresso ao onze
Expulso na segunda parte da receção ao Benfica, Borevkovic estará impedido de defrontar o Portimonense no Algarve. Manu Silva, que entrou para o lugar de André Silva, de forma a suprir a saída do central croata, poderá regressar ao onze no jogo contra os algarvios. O ex-jogador do Feirense foi titular para a Taça de Portugal, na receção ao Penafiel, a 11 de janeiro, mas para o campeonato já não é escolha inicial de Álvaro Pacheco desde a 10.ª jornada, na visita a Moreira de Cónegos, jogo em que o Vitória perdeu contra o Moreirense por 1-0.