Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, garante que o Benfica apoia as claques, uma prática ilegal
Corpo do artigo
O Benfica é o principal alvo das críticas do FC Porto. Através de Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação dos dragões, os benfiquistas são acusados de serem constantemente beneficiados pelas arbitragens, e, na terça-feira, falou, novamente, das cartilhas que são entregues aos comentadores afetos ao Benfica e do alegado apoio que as claques ilegais recebem da SAD presidida por Luís Filipe Vieira.
Francisco J. Marques criticou a arbitragem de Tiago Martins no Moreirense-Benfica, sobretudo por não ter mostrado o cartão vermelho a Luisão, por não ter visto "a agressão de Samaris", por ter "assinalado erradamente uma falta a favor do Benfica no lance que originou o único golo do jogo" e por ter poupado o cartão amarelo a Pizzi. "Qual é o clube que não tem nenhum jogador expulso, excetuando o duplo amarelo para o Pizzi limpar a folha dos cartões amarelos? O Benfica. Qual é o único clube que não tem nenhum penálti assinado contra? O Benfica", lembrou Francisco J. Marques, questionando o motivo pelo qual Tiago Martins apitou o Benfica sempre fora. "Esteve no Chaves-Benfica, no Braga-Benfica e no Moreirense-Benfica. É estranho que o senhor Tiago Martins só arbitre jogos do Benfica fora. Parece uma carta de conforto para o Benfica", lamentou.
6216592
O diretor de comunicação do FC Porto garantiu novamente que é Carlos Janela que escreve as famosas cartilhas enviadas aos comentadores afetos ao Benfica, desmentindo o antigo dirigente do Famalicão e do Benfica, que chegou a negar ser ele o autor desses textos. "Carlos Janela mentiu. É ele que escreve a cartilha e ele é que envia", garantiu, divulgando depois a extensa lista de pessoas que recebem esses emails. "O primeiro dessa lista é o presidente Luís Filipe Vieira. É ele que cauciona a cartilha. Isso é grave, porque a cartilha é um desrespeito pelos dois principais adversários, mas também pelos árbitros e pelas instituições do futebol português."
Francisco J. Marques assegurou ainda que a SAD do Benfica apoia as claques que não estão legalizadas, tendo mesmo lido um email que terá sido enviado por Rui Pereira, chefe de segurança dos encarnados ao administrador Domingos Soares Oliveira, a dar conta da preocupação que sentia pelo facto de que "a PSP há muito diz saber que o Benfica paga o aluguer de carrinhas aos No Name e que considera esta prática ilegal". Garantiu que esse apoio é efetivo, tendo em conta que "todos os elementos que estavam nessas carrinhas pediram faturas com NIF do Benfica". "Além do aluguer, o Benfica paga o combustível e deixa 100 euros em cada carrinha, mas depois os rapazes gastam a verba em cervejas e fogem da autoestrada para não pagar as portagens", acusou.