Através de comunicado, a Polícia de Segurança Pública justificou os tiros de borracha disparados durante os confrontos.
Corpo do artigo
O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) explicou esta segunda-feira os moldes da operação policial durante os confrontos registados antes do dérbi entre Vitória de Guimarães e Braga, que resultaram em oito feridos.
A PSP explica por que razão disparou tiros de borracha e confirmou que três agentes das forças de segurança sofreram ferimentos ligeiros.
Foi também publicada uma lista dos materiais apreendidos no local dos confrontos.
Leia o comunicado da PSP na íntegra:
"Ontem [domingo], cerca das 18h20, quando já decorria a operação de segurança ao evento desportivo relativo ao jogo da 23ª jornada da Liga NOS realizado no Estádio D. Afonso Henriques entre as equipas do Vitória SC e do SC Braga, quando os autocarros dos adeptos visitantes ainda se encontravam na auto-estrada, em direção à cidade de Guimarães e devidamente acompanhados por meios policiais, um grupo de cerca de 100 adeptos, também apoiantes do Sporting Clube de Braga, todos vestidos com roupas escuras e sem sinais clubísticos exteriores que os identificassem (vulgarmente designados por 'casuals'), surgiram na Rua Teixeira de Pascoais, em Guimarães, iniciando cânticos de apoio à respetiva equipa e cânticos insultuosos dirigidos a um grupo de cerca de 100 adeptos apoiantes do Vitória Sport Clube, deflagrando, em ato contínuo, vários artigos de pirotecnia, que arremessaram nas várias direções onde se encontravam os adeptos rivais.
Em consequência disto, os adeptos apoiantes da equipa visitada precipitaram-se na direção dos visitantes, munidos de garrafas, pedras, mesas e cadeiras de esplanada.
Os confrontos decorreram até à chegada de elementos policiais que tiveram necessidade de recorrer à força e proceder a vários disparos de arma anti-motim com munições menos letais (vulgarmente designados por bagos de borracha), uma vez que os adeptos de ambos os clubes persistiam em confrontar os elementos policiais.
Após o controlo da situação, esta Polícia conduziu 52 adeptos do Sporting Clube Braga, intervenientes nestes confrontos, às instalações policiais de Guimarães para efeitos de identificação, e posterior comunicação às autoridades competentes.
Dos confrontos resultaram três elementos policiais com ferimentos ligeiros e pelo menos três adeptos feridos, dos quais dois receberam tratamento nas instalações policiais e um foi conduzido para o hospital de Guimarães. Na Rua Teixeira de Pascoais e na Alameda Alfredo Pimenta foram provocados danos em viaturas estacionadas, assim como na montra das instalações das piscinas dos Bombeiros Voluntários.
No local dos confrontos foram apreendidos:
- 23 partes de mobiliário (cadeiras e mesas) destruídas e utilizadas como armas de arremesso e de impacto;
- 2 proteções bocais;
- 1 cinto;
- Vários artigos pirotécnicos deflagrados e por deflagrar;
- Várias gramas de diferentes produtos estupefacientes.