Proença no Comité Executivo da UEFA: "Cooperação é essencial para salvaguardar o equilíbrio"
Líder da Liga Portugal assumiu esta quarta-feira o cargo
Corpo do artigo
Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, assumiu esta quarta-feira o seu lugar no Comité Executivo da UEFA, em reunião mantida em Dublin, e no seu discurso apelou à cooperação entre o futebol nacional e o internacional e entre a European Leagues e a UEFA.
“Temos cooperado com a UEFA e a ECA (European Club Association) em duas questões cruciais: a melhoria das novas Regras de Sustentabilidade Financeira da UEFA e a distribuição dos pagamentos de solidariedade para clubes não participantes, como parte do novo modelo de Distribuição de Receitas das Competições de Clubes da UEFA. Ambas as questões são de extrema importância para os nossos membros, visando proteger e fomentar o desenvolvimento financeiro e desportivo a longo prazo das ligas domésticas. Todos estamos de acordo quanto à importância de termos ligas sustentáveis e competitivas em toda a Europa por forma a garantir o sucesso de todo o ecossistema do Futebol europeu. Podem contar connosco e comigo pessoalmente para continuarmos a trabalhar juntos nesta direção", afirmou.
Pedro Proença recordou a última Assembleia Geral da European Leagues, que preside, expressando a sua gratidão pela presença de altos executivos da UEFA: “E, mais importante ainda, partilharam uma mensagem de renovada cooperação e confiança entre as nossas organizações. Esta cooperação mútua é essencial para salvaguardar um equilíbrio adequado entre o futebol de clubes nacional e internacional”