Braga empatou a zero com o Aston Villa no primeiro particular do estágio algarvio.
Corpo do artigo
O Braga empatou sem golos com os ingleses do Aston Villa, num teste disputado no Estádio da Nora, em Ferreiras, no concelho de Albufeira. Na primeira partida do estágio algarvio, que engloba mais dois encontros de preparação, a equipa de Paulo Fonseca esteve melhor na segunda parte, mostrando que precisará de tempo até incorporar as diretrizes do novo treinador, que está a impor outro modelo de jogo.
O jogo começou equilibrado, mas, aos poucos, o Aston Villa começou a superiorizar-se, uma vez que, com menor tempo de trabalho, o Braga denotou muitas dificuldades em controlar o jogo físico e rápido dos ingleses.
O futebol da equipa da primeira divisão inglesa viveu quase sempre do ponta de lança Agbonlahor, face à lentidão dos centrais Santos e André Pinto, criando vários lances, entre os quais um remate à barra, no lance mais perigoso da primeira parte (28 minutos).
Ofensivamente, o Braga deixou evidente que a progressiva mudança para um futebol mais pausado e pensado, além do novo sistema tático (4x4x2), levará o seu tempo a carregar, depois de uma época em que a equipa apostava noutro estilo.
Com as duas equipas a voltarem praticamente renovadas do balneário ao intervalo, a turma de Braga que alinhou no segundo tempo acabou por deixar outra imagem em termos ofensivos, correspondendo melhor às indicações de Paulo Fonseca.
Entre os reforços, o extremo Pottker incutiu mais dinâmica à ala direita e criou o melhor momento do segundo tempo, obrigando Mark Bunn à defesa da tarde (86), enquanto o médio Alef, vice-campeão do mundo de sub-20 pelo Brasil, jogou apenas os últimos 20 minutos, mas mostrou bons pormenores.
Jogo no Estádio da Nora, em Ferreiras, Albufeira.
Sporting de Braga - Aston Villa, 0-0.
Equipas:
- Braga: Kritciuk, Baiano, Santos, André Pinto, Djavan, Fábio Martins, Mauro, Luiz Carlos, Joan Román, Alan e Crislan. Jogaram ainda: Matheus, Marcelo Goiano, Boly, Tiago Gomes, Battaglia, Vukcevic, Pottker, Pedro Tiba, Pedro Santos, Rodrigo Pinho, Rafa, Gonçalo Silva e Alef.
Treinador: Paulo Fonseca.
- Aston Villa: Mark Bunn, Alan Hutton, Micah Richards, Ciaran Clark, Cissokho, Ashley Westwood, Leandro Bacuna, Gary Gardner, Scott Sinclair, Carles Gil e Agbonlahor. Jogaram ainda: Niall Mason, Nathan Baker, Janoi Donacien, Kieran Richardson, Joe Cole, Riccardo Calder, Charles N'Zogbia, Callum Robinson, Aleksandar Tonev e Libor Kozak.
Treinador: Tim Sherwood.
Árbitro: Tiago Cordeiro.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Santos (11) e Ashley Westwood (35).