"Prestianni? A partir de agora, os árbitros podem expulsar qualquer jogador acusado..."

Prestianni e Vinícius Júnior
AFP
Antigo árbitro argentino diz que a UEFA cometeu um "enorme disparate" ao atribuir uma suspensão provisória de um jogo a Gianluca Prestianni após o extremo ter sido acusado de racismo por parte de Vinícius Júnior no Benfica-Real Madrid
Leia também "Em vez de estarem a dizer que o Rui Costa andou ao soco..."
Javier Castrilli, antigo árbitro argentino, reagiu com espanto e muitas críticas à suspensão preventiva de um jogo atribuída pela UEFA a Gianluca Prestianni, na sequência da acusação de racismo feita por Vinícius Júnior contra o extremo do Benfica na derrota dos encarnados frente ao Real Madrid (0-1), na Luz, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Depois de a UEFA ter impedido assim que Prestianni seja opção para José Mourinho no duelo da segunda mão entre as águias e os "merengues", na quarta-feira (20h00), no Bernabéu, o polémico ex-árbitro, que ficou conhecido como "El Sheriff", de 68 anos, reagiu nas redes sociais com uma série de publicações em que arrasa a UEFA, falando num "enorme disparate" histórico.
"A UEFA suspendeu Prestianni? Sem provas? A partir de agora qualquer pessoa pode acusar sem provas? Esta é a espécie humana e o nível de degradação que a Europa está a sofrer... Chegou ao futebol", começou por escrever, prosseguindo: "Seguindo a lógica implementada pela UEFA, a partir de agora os árbitros poderão expulsar do campo qualquer jogador acusado de ter insultado um adversário... Um enorme disparate".
"Dois enormes disparates da UEFA: por um lado sanciona por presunção, sem provas objetivas e, por outro, pelo contexto dos factos, protege a impunidade da troça, da incitação à violência resultante da provocação ao público por parte de Vinícius. Enorme e histórico", completou.
Numa troca de mensagens com outro utilizador da rede social X, Castrilli continuou a argumentar, questionando: "Qual é a prova do delito? Destrói-se um princípio fundamental da justiça, que é o princípio da inocência, ao sancionar por presunção... Só porque alguém afirma ter sido agredido sem ter provas? Os agarrões na área são provas objetivas. A presunção é de racismo... No futebol a 'medida cautelar' para jogadores é, de facto, uma sanção. Aplica-se como cautela para prevenir... sobre uma possível falsa denúncia?".
Refira-se que, na sua reação imediata ao caso entre Prestianni e Vinícius Jr. no Benfica-Real Madrid, Castrilli visou desde logo o extremo brasileiro, apontando: "Humilha, rebaixa, denigre, gera violência este humano provocador em série, amparado pela impunidade que lhe concedem árbitros pusilânimes, para depois se vitimizar numa defesa às mãos da imbecilidade humana. Acreditem nesta invenção dos excessos 'woke'".
LA UEFA SUSPENDIÓ A PRESTIANNI...??? sin pruebas...??? A partir de ahora cualquiera puede acusar sin pruebas...??? ESA ES LA ESPECIE HUMANA Y EL NIVEL DE DEGRADACIÓN QUE ESTÁ SUFRIENDO EUROPA... LE LLEGÓ AL FÚTBOL
- Javier Castrilli (@castrillijavier) February 23, 2026

