Presidente do Slávia: "Jurásek é melhor que Kerkez, foi uma grande contratação do Benfica"
Líder do Slávia diz a O JOGO que o lateral canhoto era cobiçado por clubes do top-5 das ligas. Jaroslav Tvrdik considera que a transferência do jovem defesa para a Luz é "uma grande compra" do Benfica e que, além do rendimento desportivo, irá dar retorno financeiro. E... "é melhor que Kerkez".
Corpo do artigo
Aí está o terceiro reforço das águias para 2023/24. Depois de Orkun Kokçu, contratado ao Feyenoord para preencher o meio-campo, e Di María, de regresso 13 anos depois para o ataque, o Benfica colmatou mais uma lacuna, agora na lateral esquerda, com a contratação de David Jurásek, que ontem chegou a Lisboa e deve ser oficializado esta segunda-feira como reforço para as próximas cinco épocas. Os responsáveis encarnados conseguiram "uma grande compra", tendo contratado um defesa que... "é melhor que Kerkez".
Momentos após David Jurásek ter aterrado em Lisboa, pouco tempo depois da hora de almoço, o presidente do Slávia de Praga aceitou comentar O JOGO a transferência do seu jogador para a Luz. "As estatísticas e o desempenho falam por ele. Não foi surpresa nenhuma o Benfica ter avançado para a sua contratação. Nós tínhamos a perfeita noção que Jurásek está no topo da lista dos melhores jogadores com menos de 23 anos da Europa na sua posição", afirmou Jaroslav Tvrdik, revelando que "equipas dos cinco principais campeonatos [Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e Países Baixos] estavam interessadas" no defesa de 22 anos, que completou a temporada com dois golos e 11 assistências nos 44 jogos que fez pelo seu emblema e que lhe valeram mesmo a chamada e estreia pela seleção da Chéquia.
O dirigente do emblema checo poderia ter elogiado o jogador antes do negócio estar concluído, mas preferiu faze-lo apenas agora, o que dá força a uma avaliação que sustenta a aposta do Benfica em Jurásek e num negócio que, segundo avança, "não foi fechado por 13 milhões de euros". Sem revelar o valor, que o Benfica ainda irá confirmar, Tvrdik reconhece que "está dentro das expectativas" do Slávia, mas aponta a dificuldade negocial que envolveu. "Não fizemos um negócio muito bom. Tenho mesmo de dizer que negociar com o diretor desportivo do Benfica foi extremamente difícil. O mais difícil desde que estou no futebol. Ele faz o seu trabalho muito bem", atirou sobre Rui Pedro Braz.
Foi este o responsável das águias que assumiu o processo - e que já havia negociado na época passada a contratação de Alexander Bah também ao Slávia, então por 8,6 milhões de euros - que ontem foi esperar o lateral, que chegou acompanhado pelo seu empresário e pelos pais, ao aeródromo de Tires, em Cascais, conduzindo-o depois a uma unidade hoteleira da capital e à realização dos indispensáveis exames médicos e testes físicos.
A comparação com um alvo e... Grimaldo
O presidente do Slávia valoriza tanto o agora seu ex-jogador que até se referiu, espontaneamente, ao primeiro alvo das águias para preencher a posição. "É melhor que Kerkez, foi uma grande contratação do Benfica", insistiu, referindo-se ao lateral húngaro do AZ Alkmaar, antes da comparação com... Grimaldo, que Jurásek irá substituir no plantel benfiquista. "Não o vi jogar. Porém, os nossos especialistas em estatísticas compararam os dois e o desempenho global é quase idêntico. Acresce a isso o facto de Jurásek ser um jogador jovem, pelo que o seu rendimento irá evoluir. Quando chegou aqui, adaptou-se muito depressa. Acredito que será um importante ativo desportivo para o Benfica, que o conseguirá vender facilmente no futuro", antevê o presidente do segundo classificado da última edição da Liga da Chéquia, conquistada pelo rival Sparta de Praga.