Prémios, declarações e não só: recorde tudo o que se passou na gala Liga Portugal Awards 2024
Corpo do artigo
Atribuído ao Benfica. Recebe o prémio o presidente Rui Costa, que deixa uma mensagem pelo falecimento de Eriksson.
"É um dia muito triste para nós. Eriksson não marcou apenas a história do Benfica, marcou a história do futebol mundial. E, por ter passado em Portugal, penso que foi um homem que também marcou a história do futebol português. Temos a certeza absoluta que ele nos leva no coração. Mandar um forte abraço à familia. Partiu um grande homem. Em relação ao prémio, agradeço o reconhecimento ao futebol feminino do Benfica, é um projeto que abraçamos com todo o entusiasmo. Fizemos um ano histórico, com a conquista dos quatro troféus nacionais e a chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões. É um projeto para continuar de forma sustentada, deforma a que possamos continuar para o crescimento da modalidade em Portugal. Temos feito por isso e apostado forte para que Portugal possa também ser uma potência mundial."
Braga. Recebe o presidente, António Salvador.
FC Porto. Recebe André Villas-Boas, que deixa uma mensagem especial a Pinto da Costa e pede um aplauso especial para o antigo presidente dos dragões.
"Quero agradecer à Liga Portugal este reconhecimento ao FC Porto. É um prémio que distingue a evolução do futebol português nos últimos anos, se bem que todos temos consciência que ainda há muito caminho para percorrer para o continuarmos a elevar. Temos tentado aproximar-nos dos adeptos do FC Porto com uma série de iniciativas novas que os trazem para dentro e para o seio do seu dia a dia. São iniciativas como estas que também dignificam o futebol português e iremos continuar a fazê-lo. Um agradecimento especial a Jorge Nuno Pinto da Costa, ao qual gostava de parabenizar por tudo o que fez pelo FC Porto. Tomei o seu lugar e sinto-me honrado de poder elevar o seu legado para sempre no FC Porto. Uma salva de palmas especial para ele."
João Mendes, do Vitória de Guimarães, frente ao Braga.
"Agradeço a todos os que votaram em mim. Agradecer à minha família e ao V. Guimarães. Foi sem dúvida um momento de felicidade enorme para mim, que ficará para sempre guardado na minha memória"
Viktor Gyokeres, avançado do Sporting.
"Quero agradecer-vos por todo o apoio da equipa, dos adeptos e do staff. O último ano foi fantástico e vamos ver se este conseguimos fazer ainda melhor. Segredo da adaptação rápida? É tentar ouvir o máximo possível o treinador e, depois, quando te sentes confortável na equipa, não podes pedir mais."
Rúben Amorim, que sobe ao palco com a equipa técnica.
"Primeiro gostaríamos de lamentar a morte de Eriksson. Geralmente, ganha o melhor treinador aquele que ganha o campeonato e achamos redutor quando olhamos para o rendimento da equipa. Este prémio não é só nosso, é do departamento de performance, do departamento médico, do roupeiro, do team manager, do nosso gabinete de observação que nos ajuda a preparar cada jogo, do nosso gabinete de apoio ao jogador, que liberta de qualquer tipo de responsabilidade, do gabinete de scouting, é só olhar para o Viktor e perceber o impacto que eles têm, da parte burocrática. Todos os treinadores da formação, incluindo o Felipe Çelikkaya. Todos os treinadores deviam ter a sorte de trabalhar com alguém como o Hugo Viana. Não só pela competência, mas pela lealdade que tem para com todos os treinadores. Quem, a partir de hoje, tiver a sorte de treinar o Sporting, irá parecer muito melhor treinador do que realmente é."
Sporting. Recebe o presidente Frederico Varandas.
"Agradecer à Liga, como presidente não podia estar mais satisfeito ao ouvir o meu treinador. É um clube reestruturado desde a base até à pirâmide, fico feliz que possamos dar estas condições aos nossos treinadores. São dois títulos nos últimos quatro anos e é a prova que o Sporting voltou a ocupar o seu devido lugar que é estar na linha da frente do futebol português, lugar esse do qual esteve muitos anos, demasiados anos afastado. Estamos de volta, estamos fortes, estamos saudáveis e estamos ambiciosos. Foi um título brilhantemente conquistado, tivemos de bater inúmeros recordes, que ficam na história. Um marco foi quando jogámos na Luz e ao minuto 93 vencíamos esse jogo e estamos com seis de avanço. Terminou com uma derrota e saímos de lá em segundo. Esse jogo esteve na cabeça do treinador e dos jogadores até à última jornada. Também sei que esta época começámos a deixar escapar um título entre as mãos por culpa nossa e sei que esse jogo vai estar na cabeça do treinador e dos jogadores até à última jornada. Queremos mais. Diz-se que um leão ferido é mais perigoso, veremos."
Fernando Santos, antigo selecionador português, recebe o prémio atribuído por Pedro Proença.
"Em primeiro lugar dedicar às pessoas de que gosto muito, a Deus, à minha família, por tudo que ao longo da vida me têm ajudado a alcançar e graças a deus por ter tempo para me dedicar a estas coisas. Como disse o Rúben Amorim, ninguém ganha sozinho, é impossível. Essas coisas não acontecem. Queria dizer obrigado a quem trabalhou comigo, em 40 anos, nos clubes onde treinei, aos meus adjuntos, staff, dirigentes e presidentes. E permitam-me neste momento especial agradecer a um grande amigo que aqui está, de quem gosto muito, que me disse um dia em casa, 'olha que o cavalo só passa em casa uma vez e ou se monta ou não se monta', que é o meu amigo Jorge Nuno Pinto da Costa. Agradecer também a Fernando Gomes, que me deu a oportunidade de durante oito anos servir o meu país, é a maior honra da minha carreira profissional. Depois a Pedro Proença, muitas vezes não concordei muito contigo, mas paciência. Por último, dizer que não ganhei nada mesmo, quem ganhou fomos nós, Portugal e os portugueses. Estas vitórias que me levam aqui hoje são de Portugal e dos portugueses. Juntos vamos voltar a ganhar."
Atribuídos todos os prémios, termina a gala Liga Portugal Awards.
Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, entrega o prémio a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que leva a palco toda a direção do organismo.
José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.
Paulo Sousa.
Pausa na atribuição de prémios para a atuação da banda Calema.
Betclic
O primeiro prémio do evento, de nome Futebol Que Nos Une, foi atribuído a todas as Associações de Futebol. O Prémio Reconhecimento Internacional foi atribuído às Ligas Europeias.
Cristina Ferreira e Pedro Pinto dão início à gala.
Diretor desportivo da Qatar Stars League (Liga do Catar) também marca presença na Alfândega do Porto.
A fila da frente conta com os presidentes Frederico Varandas, Rui Costa, André Villas-Boas e António Salvador, além de Pedro Proença e Fernando Gomes
Artur Soares Dias
Santa Clara
Os novos Embaixadores da Liga Portugal tomaram posse, esta segunda-feira, em cerimónia que teve lugar na Alfândega do Porto. André Almeida, Beto Pimparel, Bruno Alves, Costinha, Daniel Carriço, Dimas, Edinho, Kléber, Maniche, Maxi Pereira, Nuno Assis, Paulo Sousa, Ricardo Quaresma, Sílvio, Silvestre Varela, Tarantini e Ukra foram oficializados como Embaixadores da Liga Portugal. Juntam-se a Alan, Beto, Chainho, Domingos Paciência, Fernando Meira, Helton, João Pinto, Jorge Andrade, Luís Boa Morte, Marco Caneira, Nelson Pereira, Nuno Capucho, Nuno Gomes, Nuno Valente, Paulo Futre, Quim, Ricardo Rocha e Simão Sabrosa.
Antigo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, está na Alfândega do Porto. Valentim Loureiro, antigo presidente da Liga e do Boavista, também marca presença
Decorre esta segunda-feira a segunda edição do Liga Portugal Awards. A Alfândega do Porto será, uma vez mais, o palco desta gala, com início agendado para as 19h00 e que contará com a presença de algumas das maiores estrelas do futebol português.
Cristina Ferreira e Pedro Pinto são novamente os apresentadores da Gala da Liga de Clubes, que terá a atuação do grupo Calema.