Médio alcançou números melhores ao nível de ações bem sucedidas, do acerto de passe e dos dribles bem sucedidos, entre outros, em comparação com as médias da sua época de afirmação
Corpo do artigo
Autor dos dois golos, os seus primeiros com o leão ao peito, no triunfo sobre o Santa Clara (2-1), Pedro Gonçalves foi o grande destaque da equipa de Rúben Amorim na viagem à ilha de São Miguel e começa a tirar das costas o "peso" relativo ao investimento do clube para o contratar: 6,5 M€ por 50% do passe.
Estatística frente ao Santa Clara demonstra que o reforço contratado ao Famalicão se sente como peixe na água a jogar mais à frente e com licença para rematar
Aposta do treinador no trio do ataque, um papel mais ofensivo do que aquele que desempenhava em Famalicão, Pote floresceu com o leão ao peito e, nos Açores, bateu a larga maioria das médias registadas em diversos capítulos do jogo, na última temporada.
Um dos itens que merece mais destaque é, precisamente, o da eficácia. No duelo do último sábado, o camisola 28 do Sporting marcou dois golos em outros tantos remates efetuados à baliza (100%) que pulverizaram os 33,4% de tiros enquadrados da sua época de afirmação, em Famalicão. Já ao nível das ações bem sucedidas, Pote registou 65% contra a média de 53% de 2019/2020. A tendência de evolução também é ilustrada no capítulo de acerto do passe, com o jogador, diante do Santa Clara, a alcançar números melhores do que os da época passada nos passes longos, passes em profundidade, passes para o último terço, passes para a frente e passes para trás (ver estatísticas no fim do texto).
A mobilidade própria da posição em que Rúben Amorim o colocou no seu 3x4x3, com o jogador a ter liberdade para alternar entre a faixa e o corredor central, também ajudou a um salto ao nível dos cruzamentos efetuados e ao nível de acerto dos mesmos: 40% contra 18,5%.A confiança depositada pelo técnico em Pote no momento ofensivo também rendeu frutos ao nível dos dribles, com o internacional português sub-21 a subir a sua fasquia ao nível do acerto nas fintas sobre os adversários.
Uma boa dor de cabeça para Rúben Amorim
A recente propensão ofensiva de Pedro Gonçalves, explícita no número de toques no interior da área, torna-o num grande candidato a uma sequência num dos vértices ofensivos do 3x4x3 mesmo com a chegada de João Mário a Alvalade.
Contratado por empréstimo ao Inter, o campeão da Europa era um forte candidato a juntar-se a Nuno Santos no apoio a Jovane, mas o faro de golo e a excelente resposta de Pedro Gonçalves ao "desafio" do treinador pode empurrar o jogador formado no Sporting para o miolo.
Face ao impacto de João Palhinha no crescimento da equipa leonina nos últimos encontros, Matheus Nunes pode ser o "sacrificado" para o encaixe de João Mário no onze. Com esta troca, Rúben Amorim garantiria mais experiência e criatividade para "casar" com o labor defensivo do médio regressado do Braga.