Pote atinge o centenário com registo superior ao de Bruno Fernandes, Horta e Díaz
Pedro Gonçalves celebra na sexta-feira jogo 100 na Liga e marca como ninguém. Pelo Sporting, o camisola 28 tem uma média de 0,48 golos por jogo, contabilizando todas as provas, e bate os registos de Bruno Fernandes, de Pizzi, no Benfica, de Horta no Braga e Díaz no FC Porto.
Corpo do artigo
Pedro Gonçalves vai atingir na sexta-feira uma marca redonda importante para qualquer futebolista português. O natural de Vidago chegará ao jogo 100 na Liga Bwin, um percurso que é abrilhantado pela importância que tem vindo a conquistar no Sporting, depois da época de 2019/20 pelo Famalicão. Entre estas duas equipas, celebrou 42 golos na principal prova.
Pelos leões, Pote soma 66 encontros oficiais no campeonato e 87 partidas se contarmos todas as competições, alcançando também, e curiosamente, 42 tentos.
Para celebrar esta efeméride, O JOGO analisou o peso do jogador e os números comprovam que Pote é mais goleador do que todos os adversários num passado recente. Com estes 42 golos pelo Sporting, Pote tem uma média de 0,48 golos por jogo, feito notável para um atleta que não é um ponta-de-lança.
Nos últimos anos, em Portugal, têm-se destacado pela quantidade de golos marcados outros futebolistas que também não são pontas-de-lança. Bruno Fernandes, agora médio do United, pelo Sporting, faturou 63 vezes em 137 jogos e tem uma média de 0,46 golos por jogo. O bracarense Ricardo Horta, olhando aos números das três últimas épocas (as mais goleadoras da sua carreira) e aos cinco golos em 2022/23, consegue uma média de 0,43 com 67 tentos em 157 jogos. Pizzi, transferido para o Al-Wahda, esteve de pé quente entre 2018/19 e 2020/21 e faturou 61 golos pelo Benfica nessas temporadas em 155 desafios, o que lhe valeu uma média de 0,39 golos, abaixo ainda assim de Pote. Por fim, o colombiano Luis Díaz, agora jogador do Liverpool, brilhou duas épocas e meia no FC Porto e marcou 41 vezes em 125 jogos, para uma média de 0,33.
Agora, o desafio de Pote é manter a bitola elevada, até tendo em conta que recua, a espaços, para o meio-campo.
Ganha nas marcas redondas
Pedro Gonçalves começou o percurso na Liga Bwin com um jogo frente ao Santa Clara, nos Açores, somando uma vitória por 2-0, e alinhando... no meio-campo, numa fase em que chegara do Wolverhampton como grande promessa. Pote fez 26 encontros consecutivos na Liga pelos minhotos e, ao 25.º, celebrou em grande estilo, marcando o golo da vitória por 2-1 frente ao FC Porto, a única marca redonda, até aqui, na qual foi protagonista no resultado final.
O jogo 50 no campeonato, já ao serviço do Sporting, foi contra o Paços de Ferreira e terminou favorável aos leões por 2-0. Esse encontro de fevereiro sucedeu a um arranque de ano civil forte, pois marcara quatro vezes, já depois de acumular dez golos na primeira fase da experiência pelo Sporting.
A partida 75, em dezembro de 2021, também foi positiva para o Sporting, pois bateu o Boavista por 2-0, na jornada 14. No entanto, esse encontro com os axadrezados foi uma exceção: nos dois jogos anteriores e nos três seguintes, Pedro Gonçalves assistiu sempre para um dos golos leoninos. Resta saber o que irá acontecer amanhã com o internacional português.