Jovane já jogou por Cabo Verde, mas teoricamente ainda pode mudar para a equipa das Quinas.
Corpo do artigo
Jovane Cabral já fez um jogo pela seleção de Cabo Verde, mas ainda poderia vir a representar a seleção de Portugal, caso o desejasse. Para a mudança de cores, o sportinguista teria que adquirir a nacionalidade portuguesa e, depois, fazer um pedido expresso à FIFA, que avaliaria o processo até dar um parecer definitivo.
Apenas a utilização em jogos a contar para competições oficiais organizadas pela FIFA (Campeonato do Mundo, CAN e respetivas fases de qualificação, no caso de Jovane) é impeditiva de uma mudança. Como o encontro realizado por Jovane nos Tubarões Azuis foi de caráter particular, o atleta ainda pode vir a representar Portugal.
Para já, o extremo está convocado para defrontar o Lesoto no dia 9 de setembro, em partida a contar para a fase de apuramento da CAN'2019. Se alinhar nesse duelo, o atleta fica então definitivamente vinculado à seleção de Cabo Verde.
Contactado por O JOGO, o selecionador cabo-verdiano, Rui Águas, acredita que "o jogador vai apresentar-se" a estágio no próximo dia 2, em Lisboa. Quanto a uma eventual mudança de cores, o técnico não quis comentar.
"A mudança de seleção não é tão simples assim, mas não vou adiantar nada a esse respeito", declarou Rui Águas. Uma coisa é certa: como esse jogo é de uma prova FIFA, se Jovane alinhar fica desde logo automaticamente impedido de optar depois pelas Quinas.
Já o antigo selecionador cabo-verdiano, Lúcio Antunes, que proporcionou ao atleta a sua primeira internacionalização, num Luxemburgo-Cabo Verde (0-2), admite a hipótese do extremo optar por Portugal.
"Vamos lá ver se ele vai estar nesta convocatória de Cabo Verde. Eu, por exemplo, depois desse primeiro jogo contra o Luxemburgo, convoquei-o mais duas ou três vezes e ele não foi", disse a O JOGO, explicando ainda que chegou a estar a decorrer um processo de naturalização do jogador.
"Eu depois desinteressei-me do assunto e deixei de o convocar. Nem sei se neste momento ele já tem a nacionalidade portuguesa. Mas sei que o Jovane esteve na iminência de ir ao Europeu de sub-19, com a equipa portuguesa que foi campeã e que vai ao Mundial de sub-20. E eu acredito que ele ainda tenha esperanças de ir ao Mundial de sub-20 por Portugal. Estranhei a convocatória do Rui Águas, mas de qualquer forma, se isso aconteceu é possível que Jovane já tenha decidido jogar definitivamente por Cabo Verde", afirmou Lúcio Antunes.
Também contactado por O JOGO, o treinador Emílio Rocha, mais conhecido por Dino, defende a sua utilização pela seleção africana. "Não sei se vem, mas espero que ele venha fazer este jogo. Para ele, será melhor representar Cabo Verde, porque na seleção portuguesa terá muita concorrência e será mais difícil jogar", declarou este técnico, que o chegou a orientar na seleção de sub-16 de Cabo Verde.