Encerrada a jornada 18 do campeonato, tempo para um balanço e algumas curiosidades.
Corpo do artigo
A liga portuguesa é a segunda com a maior média de expulsões por jogo, por comparação com as principais congéneres europeias.
As 0,22 expulsões por jogo (36 no total) são apenas ultrapassadas pela liga francesa (0,26), estão em linha com a espanhola e são praticamente o dobro (!) da liga alemã (0,11).
O caricato é que a facilidade com que os árbitros puxam do cartão vermelho até já foi mais notória em épocas anteriores, tendo paulatinamente baixado dos 0,33 de 2018/19 para os citados 0,22 vermelhos por jogo desta época.
No topo do ranking das equipas com mais expulsões na I Liga está o Tondela - cinco -, tendo por perto a companhia de outras cinco equipas, com quatro. Neste lote estranha-se a presença do FC Porto e Braga, equipas que lutam pelo topo da classificação geral e que não são presenças habituais neste tipo de registos.
Curiosidades
24 de fora da área
O jogador que mais vezes tentou o golo de fora da área, na I Liga, é Luther Singh (Paços de Ferreira). O avançado sul-africano rematou 24 vezes e conseguiu um dos seus dois golos para lá dos 16,5 metros.
5 assistências
Quaresma subiu ao segundo lugar do ranking dos jogadores com mais assistências. Tem cinco, tantas quantas Corona (FCP) e menos uma do que Darwin (SLB). Quatro delas foram, de cruzamento, claro.
1.ª reviravolta
O Rio Ave conseguiu a primeira vitória dos últimos cinco jogos com a primeira reviravolta na Liga, esta época, frente ao Tondela. Por seu turno, foi a primeira vez que os tondelenses perderam depois de marcar primeiro.
3 faltas e expulsão
Corona (FC Porto) foi expulso através da acumulação de dois cartões amarelos em três faltas. Foi a quarta expulsão do mexicano na Liga, em quatro épocas. Os dragões venceram dois desses jogos e empataram os outros dois.
0 derrotas fora
O V. Guimarães e o Sporting são os únicos que ainda não perderam fora, em nove jogos. O FC Porto e o Sporting foram os últimos a terminar a Liga invictos, como visitantes, ambos em 2017/18.
106 pontos em grande
O Braga é a equipa que neste milénio mais pontos conquistou aos três grandes: 106. Esta época vai nos cinco e o recorde foi de 13 pontos, em 2000/01. Neste ranking, o Marítimo é segundo, mas a grande distância: 72 pontos.