FUTEBOL 360 - Uma opinião de Rui Caeiro
Corpo do artigo
Estamos a pouco mais de um mês do Thinking Football Summit, no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no Porto, de 18 a 20 de novembro, o grande fórum de discussão da indústria do Futebol.
Será, também, no Porto, no dia 17, que terá lugar a 40.ª Assembleia Geral da European Leagues e mais um encontro do Board of Directors, de cujo o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, é membro. Esta reunião sucede ao encontro estratégico do Strategic Board of Directors em Varsóvia, na Polónia, em setembro último. A 40.ª Assembleia Geral e o encontro do Board of Directors contará com os presidentes e representantes dos campeonatos europeus e reafirma a importância da nossa liga neste contexto geográfico.
Dos recentes encontros da European Leagues têm nascido reflexões e contributos importantes sobre diversas matérias que envolvem o Futebol Europeu, como propostas de resposta à pandemia de covid-19 ou as opções emergentes para a sustentabilidade dos Clubes. Mais recentemente, a decisão da UEFA de reformular o quadro competitivo da Liga dos Campeões, a partir de 2024, tem sido amplamente discutida. Essa iniciativa da UEFA obrigará a fortes constrangimentos na calendarização das ligas domésticas, com o novo formato a levar vários campeonatos a terem de dar resposta e adaptarem-se a este novo paradigma.
A ação da European Leagues na articulação com a UEFA e com os diversos stakeholders tem sido essencial, uma vez que esse diálogo é fundamental para que as ligas europeias se adequem ao novo desafio da Liga dos Campeões, sem perderem dimensões fundamentais, como a competitividade interna e externa (ranking da UEFA), manter os campeonatos relevantes e apelativos ao público domestico e internacional, promover a sustentabilidade financeira das ligas e dos Clubes e, mais importante do que tudo, defender sempre os adeptos, os alicerces do edifício que alberga todo o futebol. Tudo assente na premissa de que não existem ligas menores, todas contam, e que só a união de todos os agentes, promovida pela European Leagues, fará com que o Futebol Europeu continue a ser a força motriz do desporto-rei.