Portugal está próximo de garantir terceira vaga na Liga dos Campeões em 2027/28

Triunfo do Sporting frente ao PSG deu boa ajuda para as contas portuguesas na Europa
EPA
Portugal pode estar otimista no que diz respeito à obtenção de mais um lugar na Champions em 2027/28. Cenário atual aponta como muito provável que passem a ser seis as equipas lusas nas provas europeias já daqui a duas épocas, ao contrário das atuais cinco. Três ficariam garantidas na Liga dos Campeões.
São elevadas as probabilidades de Portugal vir a ter mais uma equipa na Liga dos Campeões em 2027/28. Isto porque os lusos estão muito perto da ultrapassagem aos Países Baixos no sexto lugar do ranking da UEFA, o que, de acordo com a lógica, deverá acontecer até ao fim da época.
Nesse caso, Portugal passa a ter seis equipas nas provas europeias em vez das atuais cinco: duas apuradas diretamente para a fase de grupos da Champions (quando agora só tem uma); uma na terceira eliminatória da Champions; uma na fase de grupos e outra na segunda eliminatória da Liga Europa; e ainda outra na segunda eliminatória da Liga Conferência.
Oficialmente, segundo o ranking publicado pela UEFA, Portugal está agora a 2,163 pontos dos Países Baixos. Na prática, porém, a distância é bem mais curta, de apenas 0,713 pontos, tendo em conta os bónus que vão ser atribuídos a cada equipa que passe à fase seguinte. Por exemplo, o Braga, independentemente do resultado na última jornada da Liga Europa, já garantiu que fica pelo menos no 11.º lugar da tabela, o que lhe garante mais 3,500. Pela mesma lógica, o Sporting também já garantiu que vai estar no play-off, com o bónus respetivo, assim como o FC Porto. Isto faz com que, na prática, Portugal tenha já garantidos 65,716 no fim da próxima ronda, contra os 66,429 dos Países Baixos.
Uma diferença muito curta (0,713) e com séria tendência a inverter-se. É que, enquanto Sporting, FC Porto e Braga já garantiram pelo menos mais uma ronda (algo com que o Benfica ainda sonha), as equipas neerlandesas estão em muito mais lençóis: na Champions, o PSV é a única em lugar de apuramento, mas tem que ganhar ao Bayern na última ronda. Já o Ajax não depende de si próprio, assim como Go Ahead Eagles e Feyenoord na Liga Europa - de onde o Utrecht já está eliminado. O AZ Alkmaar, na Liga Conferência, é mesmo o único já garantido na próxima ronda.
Ou seja, enquanto Portugal já garantiu três equipas na próxima ronda, os Países Baixos só garantiram uma e dificilmente conseguirão ter mais. Com os pontos que obtiverem a serem divididos por seis, enquanto os das equipas lusas são a dividir por cinco. Portanto, cada vitória de equipas portuguesas vai pontuar mais para o ranking do que as vitórias neerlandesas.

