As associações de futebol de Porto e Viseu decidem na manhã deste sábado, pelas 11h00, no Campo de Jogos do Pragal (Almada), qual o vencedor da edição de 2014 do Torneio Lopes da Silva, campeonato de sub-14 a nível nacional, disputado entre as 22 associações distritais portuguesas.
Corpo do artigo
A equipa do Porto perdeu três finais nos últimos quatro anos, mas Sérgio Ribeiro, o treinador, acredita que desta é que é. "Temos mostrado ao longo dos jogos que temos valor para vencer este torneio", defendeu. Na sua equipa conta com o talento de Afonso Sousa, filho de Ricardo Sousa e neto de António Sousa, históricas figuras do futebol português. Afonso explica que, no campo, joga "entre a posição oito e a dez" e que tem como "grande ídolo" o ex-portista Deco. Não está, no entanto, neste torneio para brilhar individualmente. "Primeiro tenho é que pensar em ajudar a equipa, é esse o objetivo", disse, durante um convívio com ex-jogadores da Seleção, como Pauleta, João Coimbra ou Custódio.
Pauleta, por exemplo, reconheceu que foi este torneio a permitir-lhe "a ida às seleções jovens" de Portugal, uma vez que na altura "ninguém ia ver jogadores aos Açores". Custódio reconheceu a crise atualmente existente na formação portuguesa, apontando a excessiva "abertura a estrangeiros" nas camadas jovens de muitas das grandes equipas. "Mas daqui a alguns anos a formação estará melhor em Portugal", considerou. João Coimbra, por sua vez, lembrou que "agora as condições de trabalho são muito melhores" do que no seu tempo. Com um novo treinador no Estoril, João Coimbra apontou a permanência como meta a atingir pelos canarinhos e que, quanto às contas do título, vai puxar pelo Sporting: "Vou torcer pelo Marco Silva, claro. Mas não vai ser fácil. O FC Porto vai estar muito mais forte e o Benfica também vai continuar forte."