Clube estabeleceu protocolos com coletividades de países africanos de língua portuguesa, com o objetivo de auxiliar miúdos de rua
Corpo do artigo
Muitos jovens da Guiné-Bissau vestem já "à Portimonense", na sequência das parcerias estabelecidas entre o clube algarvio e algumas instituições daquele país africano. A campanha chama-se "Portimonense Pelo Mundo" e o mote diz tudo: "Promovendo Sorrisos". Nesta primeira fase, vários equipamentos, a maioria já usados, seguiram para Bissau e para a instituição infanto-juvenil desta cidade, cujos miúdos não disfarçaram a alegria de se equiparem como se fossem estrelas do futebol.
"Esta ligação baseia-se no apoio que pretendemos dar a coletividades que auxiliam petizes da rua e que fazem do desporto e, em particular, do futebol uma das suas principais atividades. São jovens com carências, que vivem com dificuldades", explica José Augusto, o diretor-geral da formação do Portimonense e principal rosto desta iniciativa. Além dos equipamentos, diverso material desportivo foi igualmente entregue, aumentando a satisfação dos guineenses. O protocolo não se resume à Guiné-Bissau e tanto os angolanos como os moçambicanos não tardarão a receber este tipo de incentivos. "Vamos entrar em Angola e Moçambique, países em que as parcerias estão já definidas, e as primeiras encomendas não tardarão a seguir viagem", complementa José Augusto. Paralelamente, alguns treinadores destes países africanos virão estagiar a Portimão.