Saiu de maca no jogo da Taça de Portugal e está praticamente fora da Champions.
Corpo do artigo
Pedro Porro sofreu uma "entorse traumática no tornozelo direito" e vai, quase certamente, falhar a viagem à Turquia, depois do regresso azarado aos leões após ter estado na fase final da Liga das Nações, onde não chegou a jogar.
Frente a Os Belenenses, Porro saiu de maca do relvado 11" depois de ter substituído Gonçalo Esteves. O semblante do espanhol fez temer por uma lesão traumática de longa duração, facto que levou André Frias, jogador azul que cometeu a falta e lesionou o lateral, a deslocar-se ao balneário do Sporting para pedir desculpa.
Logo depois, Porro disse, nas redes sociais, que a lesão "não parecia nada de grave" e ontem o Sporting especificou o problema, sem adiantar tempos de paragem. No entanto, uma entorse não fica habitualmente resolvida em poucos dias e exige algumas cautelas, pelo que o jogador não deve acompanhar, hoje, a equipa na viagem para Istambul, onde vai defrontar o Besiktas na Champions.
Basta olhar para a lesão recente de Gonçalo Inácio - que, diante do Ajax, sofreu uma entorse na tibiotársica direita e ficou arredado durante um mês, falhando jogos com Estoril, Marítimo e Arouca e Dortmund - para entender que a recuperação de Porro terá de ir sendo avaliada. A seguir os leões terão compromissos caseiros com o Moreirense, no dia 23, e depois com o Famalicão, para a Taça da Liga, e o treinador, Rúben Amorim, tem confiança nas alternativas. Já elogiou várias vezes Ricardo Esgaio e ontem declarou que Gonçalo Esteves "é o futuro da posição", analisando a estreia do lateral no jogo da Taça de Portugal.
Também em relação ao treino de ontem, os titulares fizeram recuperação. Bruno Tabata prosseguiu o tratamento à inflamação no joelho direito, decorrente de um choque com David Rosa, no particular com o Torreense, e deverá falhar também a ida a Istambul. Neto continua em treino condicionado e está em gestão física, mas ainda com a viagem em aberto.
Quinta lesão e o azar com os azuis
Esta foi a quinta lesão contraída por Porro em 2021. As duas primeiras tiraram o ala de duas partidas, uma no início de março e outra no começo de maio. Depois, contra o Boavista, Porro sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda que o deixou fora dos últimos dois jogos da época 2020/21, inviabilizando uma eventual chamada ao Europeu pela Espanha. Na pré-época, o espanhol sofreu um traumatismo num joelho frente ao Belenenses - a equipa da SAD que está na Liga Bwin - e falhou a Supertaça e a primeira jornada com o Vizela.