Porro e Nuno Santos dão asas ao Sporting: ninguém na Europa constrói tantos golos pelas faixas

.
LUSA
Nenhuma equipa das principais ligas europeias constrói tantos golos quanto o Sporting através da sua dupla de titulares nas laterais. No último jogo, Porro e Nuno Santos somaram um golo e uma assistência cada. Esta época, juntos tiveram participação direta em 32,7 por cento dos tentos, ou seja, quase um em cada três da equipa.
A receção da última quinta-feira ao Paços de Ferreira não podia ter corrido melhor ao Sporting e, em particular, aos dois titulares nos corredores laterais: Pedro Porro e Nuno Santos, com um golo e uma assistência cada qual, a contribuírem com importante fatia para o resultado final (3-0) e, por outro lado, a consolidarem a inspiração ofensiva que esta época têm tido ao serviço da turma leonina.
Com esse último desempenho, Pedro Porro passou a ter dois golos e nove assistências esta época, enquanto Nuno Santos soma seis tentos e quatro passes decisivos. Números impressionantes, até porque não encontram paralelo no resto da Europa.
De acordo com um levantamento feito por O JOGO através do site especializado "Wyscout", nenhuma equipa das dez principais ligas europeias (atual ranking da UEFA) tira tanto partido ofensivo de uma dupla de laterais, objetivamente falando, como acontece com o Sporting.
Juntando golos e passes decisivos, os verdes e brancos contaram com um total de 21 intervenções decisivas por parte da dupla que ocupa os corredores laterais, mais do que, por exemplo, o Rangers ou o AZ Alkmaar, emblemas que neste particular se têm distinguido. Tavernier e Barisic tiveram 20 intervenções diretas (golos ou assistências) nos escoceses e, pelos neerlandeses, Kerkez e Sugawara somaram 18.
Em Portugal, o Benfica tem também dois elementos que têm dado um contributo importante na frente, como são os casos de Grimaldo e de Bah, com um total de 12 participações diretas em golos. Neste aspeto, é preciso lembrar que as águias contam ainda com Gilberto, que marcou por três vezes.
No futebol de topo europeu também podem salientar-se os contributos do marroquino Hakimi e do português Nuno Mendes na equipa do Paris Saint-Germain, onde foram determinantes em 11 golos.
As 21 intervenções diretas de Porro e Nuno Santos correspondem, no entanto, a apenas 18 dos golos do leões. Isto porque, de entre o total citado, estão dois concretizados por Nuno Santos que contaram com o último passe de Pedro Porro (frente a Casa Pia e Eintracht Frankfurt, este para a Liga dos Campeões) e um outro cujo inverso sucedeu (tento do espanhol a passe do português, o que se verificou na passada quinta-feira com o Paços).
E torna-se necessário apresentar aqui a ressalva de que um dos casos mencionados nos jogos do Sporting ocorreu com Nuno Santos a jogar na posição de extremo, quando faturou no tal triunfo por 3-0 em Frankfurt, diante do Eintracht.
Contas feitas, o Sporting apresenta neste momento um total de 55 golos festejados, pelo que falamos de um contributo direto da dupla citada em 32,7 por cento deles, ou seja, praticamente um em cada três apontados pela equipa dos verdes e brancos teve participação direta (golo ou assistência) de Pedro Porro ou de Nuno Santos.
Porro é segundo em toda a Europa
Com dois golos e nove assistências, Pedro Porro é, de entre todos os jogadores apresentados como defesas no "Transfermarkt", o segundo classificado no ranking de participação em golos das dez principais ligas europeias. Apenas o escocês James Tavernier, do Rangers, tem mais, com um total de oito golos e quatro passes decisivos até agora. O espanhol dos leões bateu o recorde pessoal desde que está em Portugal, ao superar os cinco golos e cinco assistências da época passada. Em 2020/21 tinha somado quatro tentos e quatro passes decisivos.
