Internacional português associou-se ao Núcleo do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro para dar vida à campanha “Zero Fita, Prevenção Máxima” e sensibilizar a população para a prevenção e o rastreio.
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Jota Silva associou-se ao Vitória de Guimarães e à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte para alertar e sensibilizar a população para o trabalho desenvolvido pela instituição e para a prevenção e o rastreio, através do leilão da fita de jogo e de uma camisola autografada.
Licitadas respetivamente por 41 euros e por 505 euros, com o valor a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, a fita e a camisola foram entregues pelo jogador a um vitoriano que licitou as duas peças para oferecer e presentear a filha também vitoriana.
Espectadora assídua dos jogos do Vitória no Estádio D. Afonso Henriques, Margarida emocionou-se quando viu o ídolo Jota à sua frente. Durante a época, a criança de nove anos levou um cartaz para todos os jogos que viu na Bancada Neno a pedir a camisola ao ídolo Jota. Foi já depois da época terminar que cumpriu o sonho: entregou o cartaz e, fruto da solidariedade do pai, recebeu a camisola e a fita das mãos de Jota.
Jota Silva e o vice-presidente do Vitória, José Eduardo Viamonte, conheceram ainda as instalações da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte e o trabalho que a instituição desenvolve na prevenção, rastreio e apoio aos doentes e às famílias. Conduzidos por Manuel Gomes, coordenador do Núcleo Regional do Norte, o atleta e o vice-presidente conheceram a história da instituição e os edifícios que a compõem no Porto.
Jota Silva:
"A palavra dos jogadores
chega rápido às pessoas"
"Acho que é muito importante nós, jogadores, termos uma imagem vincada no mundo do futebol. A nossa palavra chega rápido às pessoas. Acredito que é importante divulgarmos isto e as pessoas estarem cientes que são causas importantes, que a prevenção faz parte do caminho e que é importante fazerem os rastreios. Isto só ajuda, só retiramos coisas boas disto. É um orgulho muito grande saber que posso ajudar, usando a minha imagem para isso."
A reação da Margarida. "É sinal de que o meu trabalho está a ser bem feito. Saber que sou ídolo destas crianças, e neste caso da Margarida, é muito gratificante. É muito bom estar com as crianças, demonstrar-lhes o meu carinho, dar-lhes estes presentes. Isto faz-lhes o dia. Era um sonho dela, como ela me disse, por isso sempre que conseguir satisfazer estes pedidos e estes sonhos das crianças, vou estar disponível.
José Eduardo Viamonte (vice-presidente)
"O Vitória é visto como um escape
e como algo muito bom na vida das pessoas"
"É fundamental para um clube como o Vitória, enquanto organização de âmbito nacional, com tantos adeptos e seguidores, envolver-se em causas sociais. É essencial para nós. Agradeço também ao Jota a disponibilidade que demonstrou. Todos os nossos atletas, de uma forma geral, estão imbuídos do espírito do Vitória e isso é o que aqui aconteceu. A ligação do Vitória à comunidade e da comunidade com o Vitória é especial. É um clube que tem essa capacidade e é essencial para nós termos essa noção e dever cívico de apoiar campanhas que ajudam as pessoas e melhoram a sua qualidade de vida."
"Temos o peso da responsabilidade. Muitas vezes o Vitória é visto como um escape e como algo muito bom na vida das pessoas. Quando o Vitória ganha ou lhes dá algum tipo de alegrias, como foi hoje o caso da Margarida, que através do pai recebeu esta surpresa, acaba por ser muito bom para nós e sobretudo no que concerne às crianças e aos jovens. São a base que sustenta o Vitória e os clubes de uma forma geral."
Manuel Gomes (coordenador da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte)
"Precisamos de toda a gente"
Na Liga precisamos de toda a gente, mas um jogador como o Jota e um clube como o Vitória, que tem adeptos incansáveis e que estão sempre presentes, faz-nos atingir um público alvo importante. Junto das pessoas que mais recorrem a Liga, como as senhoras que fazem o seu tratamento, é do nosso interesse chegar a pessoas mais jovens. Um jogador de futebol consegue chegar a esse público com muita facilidade. O caso da Margarida, que esteve cá connosco, é um bom exemplo. É uma jovem de nove anos que adora o Jota e adora o Vitória. Obviamente para nós é um público alvo importantíssimo porque essas pessoas são o futuro do nosso país e é importante que tenham consciência sobre os problemas criados por todos os tipos de cancro. Essas pessoas conseguem perceber melhor a mensagem se quem a transmitir, junto a nós, seja importante para elas."
A prevenção é o mais importante. "É esse o nosso foco. Fazemos visitas escolares, temos atividades internas nos períodos de verão para alunos do 11º e 12º ano fazerem atividades. O cancro da pele deve ser prevenido desde a juventude. É bom para todose o evitarmos e for tratado com consciência. Para nós é importante evitar o cancro. Não o conseguimos impedir, mas podemos evitar. Se pudermos reduzir o número de pessoas que sofram da doença, essa é a nossa principal missão."