Maio é apontado como o mês do regresso gradual das equipas aos treinos. Bundesliga deve ser a primeira a retomar os jogos.
Corpo do artigo
São mais as hipóteses do que as certezas sobre as datas oficiais em que os campeonatos europeus serão retomados, depois da interrupção provocada pela propagação do novo coronavírus pelo Velho Continente, mas o mês de maio surge no calendário da maioria como o mais provável para o regresso aos treinos. Mas vamos por partes.
Portugal: a previsão mais otimista aponta para que as dez jornadas que restam sejam retomadas no fim de semana de 30-31 de maio, após uma espécie de pré-época de duas ou três semanas.
Alemanha: as equipas já voltaram a trabalha, pelo que tudo aponta para que a Bundesliga seja o primeiro dos campeonatos a regressar. A data de 9 de maio é a mais provável, embora também posso ocorrer uma semana antes (dia 2).
Itália: os organismos que tutelam a Série A e o futebol em Itália estudam três datas possíveis para o retorno da prova, com a mais otimista a apontar para 23-24 de maio, a intermédia para 30-31 e a mais pessimista para 6-7 de junho. Os treinos começariam já no próximo mês.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Inglaterra: é onde existe maior pressão para o regresso do campeonato, mas, até ao momento, não há qualquer data prevista. Depois de 3 de maio ter sido apontada como uma possibilidade, os responsáveis pela Premier League recuaram e os rumores indicam agora para o mês de junho.
Espanha: tal como em Itália, Javier Tebas, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, assinalou três datas no calendário para voltar a La Liga. A primeira seria a 28 de maio, a segunda a 6 de junho e a terceira, numa perspetiva mais pessimista, a de 28 de junho. Antes de retomarem os treinos, os atletas serão notificados para efetuar testes de despiste à covid-19.