Faltam cinco jogos para acabar a primeira fase e definir quem lutará pela promoção. Três destes encontros jogam-se nas próximas semanas
Corpo do artigo
Meia dezena de jornadas é o que falta disputar para terminar a primeira fase do Campeonato de Portugal, que vai decidir quem desce aos distritais e, na luta mais palpitante, quem se apura para a fase de subida à Liga 3 (passam os dois primeiros de cada série). Três destas partidas jogam-se em março, antes das duas derradeiras rondas, em abril. O JOGO olhou para as quatro séries e resume a luta pela promoção.
Na Série A, o líder V. Guimarães B está destacadíssimo com dez pontos de vantagem (46) para o Bragança, terceiro classificado, e a confirmação de uma vaga na próxima etapa será questão de semanas. Atrás vem o Paredes, com 39 pontos, mais acossado pelo Bragança, mas também pelo Vianense, que tem vindo a encurtar distância para os da frente (35 pontos). Com a vida mais difícil está o Rebordosa (32 ), depois de no domingo ter perdido em Guimarães, bem como o Brito (31). Quem também está bem encaminhado é o Leça, líder da Série B, com 49 pontos, mais sete do que o Marco e mais oito do que o Salgueiros, embora os de Paranhos tenham um jogo em atraso para ser disputado com o Cinfães, quinto com 33 pontos. Pelo meio está o U. Lamas, com 35 pontos, duas equipas para quem o segundo lugar parece improvável.
No Alentejo, O Elvas, uma das sensações da Taça de Portugal, leva dez pontos à maior para o Fátima, terceiro da Série C, clube que na temporada passada estava no Distrital. Em segundo está outro emblema promovido esta época ao CdP, o Arronches e Benfica, com 42 pontos. A luta parece a três, embora o Peniche, com 34 pontos, ainda possa alcançar os dois primeiros lugares. Neste grupo há uma luta titânica pela permanência, pois Marinhense, quinto, e Mortágua, décimo, estão separados por apenas dois pontos.
Nas contas da Série D há seis candidatos às duas vagas. Lusitano de Évora (46 pontos) e Amora (45) são os mais bem posicionados, perseguidos por Louletano e Moncarapachense (41), Sintrense (40) e Serpa (38).
São 15 pontos em jogo e com vários confrontos diretos. Uma luta que promete aquecer nas próximas semanas.
Já há dois condenados ao distrital
Se a luta pela subida continua no horizonte de vários pretendentes, a queda para o distrital já é uma certeza para alguns. Na Série B, o Régua está despromovido, enquanto na D é o Estrela de Vendas Novas que já tem a descida traçada. De resto, os alentejanos têm o pior registo pontual (cinco pontos) das quatro séries, o pior ataque (sete golos) e a pior defesa (49 golos). Somam uma vitória e dois empates.