Ponta-de-lança de 16 anos vai fazer parte do plantel após ter marcado 32 golos em 2021/22. Borja e Mario González também voltam. Dinis Rodrigues é visto como a grande pérola da formação e o técnico não quer perder tempo, integrando-o já no grupo principal. Álvaro Djaló também vai fazer parte do plantel versão 2022/23.
Corpo do artigo
O plantel do Braga versão 2022/23 começa a ganhar forma e não faltam novidades, naquilo que se traduz por uma continuidade da aposta na formação, agora sob a orientação de Artur Jorge. A grande surpresa, sabe O JOGO, é a inclusão de Dinis Rodrigues no plantel, um ponta-de-lança com apenas 16 anos e que é visto na Cidade Desportiva como o avançado do futuro. A amostra em 2021/22 foi prometedora, com uns estonteantes 32 golos marcados (em 54 jogos), 21 deles pelo Braga e 11 pelas seleções.
Descoberto no Maia Lidador em 2018, Dinis Rodrigues começou pelo Palmeiras, clube associado do Braga em matéria de formação, e rapidamente entrou na Cidade Desportiva, tendo marcado 40 golos na primeira época (2019/20), pelos sub-15.
Dinis foi saltando etapas e na última temporada andou pelos balneários dos sub-17 (11 golos), sub-19 (sete golos) e sub-23 (três golos). Foi ainda o melhor marcador na qualificação para o Europeu de sub-17, com seis remates certeiros, e esteve na fase final do torneio, com dois golos, e um percurso com quatro titularidades em cinco possíveis. Somou outros três no Torneio do Algarve.
Face a isto, Artur Jorge nem hesitou e incluiu-o no quadro de jogadores para a próxima época. Dinis, que tem contrato até 2024 (máximo permitido devido à idade), vai evoluir sempre com o plantel principal e, se não for chamado pelo treinador, poderá jogar nos escalões mais abaixo, tal como foi o plano adotado para Roger em 2021/22.
As outras novidades são as inclusões de Borja e de Mario González, não numa lógica de observação de pré-época, mas sim como efetivos. O reforço Costinha (ex-Académica) não integrará, de imediato, a equipa principal. Já Zé Carlos, como O JOGO escreveu, está dependente da pré-época, que vai cumprir, e do negócio de Yan Couto com o Manchester City. Por último, o extremo Álvaro Djaló, 22 anos, também vai fazer parte do plantel arsenalista, isto após ter marcado nove golos em 2021/22 na equipa B, sob orientação de Artur Jorge.