Nacional autorizado a voltar aos treinos: eis as regras que os jogadores vão seguir
O Representante da República na Madeira autorizou o regresso dos jogadores do Nacional aos treinos no relvado.
Corpo do artigo
O Representante da República na Madeira, Ireneu Barreto, que é o responsável máximo pela aplicação das regras constantes do decreto de Estado de Emergência Nacional na Madeira, dissipou este domingo todas as dúvidas sobre o regresso do plantel do Nacional aos treinos e que se iniciam esta segunda-feira de manhã.
Em declarações ao site Funchal Notícias, o representante da República na Madeira clarificou que "os futebolistas profissionais, ao treinarem, estão no desempenho da sua atividade profissional, sendo a mesma permitida, assim como as deslocação para o efeito, desde que respeitadas as condições impostas para este efeito".
Ireneu Barreto respondia à questão sobre a decisão - já comunicada pelo presidente do Nacional, Rui Alves, na última sexta-feira - se o clube insular estava no cumprimento das regras ao regressar aos treinos.
E acrescentou o seguinte: "As instalações desportivas em causa não estão abertas ao público, pelo que os treinos não podem ter assistência. Os treinos devem decorrer no respeito pelas regras sanitárias aplicáveis, de acordo com as determinações das autoridades de saúde".
Sobre estas declarações de Ireneu Barreto, o Secretário Regional da Saúde e da Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, na conferência de imprensa habitual realizada na tarde de domingo, disse que ainda não é momento para voltar aos treinos. "Naturalmente que se a declaração do Estado de Emergência do Presidente da República permite que esse tipo de atividade possa ser realizada, a pergunta que eu faço é porque é que os restantes clubes em Portugal ainda não o fizeram?". E voltou a esclarecer que a secretaria não foi contactada pelo Nacional, repetindo o apelo para que não se tome "atitudes precipitadas, no momento que atravessamos".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Regras que o Nacional vai implementar:
- Os jogadores medem a temperatura antes de sair de casa, enviando foto ao departamento médico do valor registado no termómetro, informando ainda quaisquer sintomas suspeitos nele ou nas pessoas que vivem com ele;
- Os jogadores são avaliados numa sala devidamente preparada para o efeito aquando da sua chegada ao Estádio, sendo novamente medida a temperatura;
- Os treinos serão individualizados, com um jogador em cada meio campo e na presença do treinador e de um elemento do departamento médico, que estarão sempre à distância de segurança e de máscara, sendo evitado contactos cruzados entre jogadores e staff.
- O material utilizado, as instalações e seus acessos serão limpos e desinfetados após cada utilização.
- Os treinos decorrerão à porta fechada, sendo concedido acesso ao interior do Estádio apenas aos atletas, técnicos e staff indispensáveis à sua realização.