Pires destaca-se aos 38 anos na II Liga: "Disse-lhe que precisava de ser mais extrovertido"
Avançado é descrito como um homem "tímido", "pacato" e "de família", mas o acanhamento é posto de parte na hora de subir ao relvado. Aí, o dianteiro de 38 anos continua letal como poucos
Corpo do artigo
São dois os golos marcados pelo Penafiel nas duas partidas oficiais disputadas esta temporada e ambos foram apontados por Pires, o melhor marcador dos durienses na época passada. A pontaria certeira do goleador, algo que se repete ano após ano, valeu o passaporte para a fase de grupos da Taça da Liga e o dianteiro, com 38 anos feitos a 1 de abril, não parece ter prazo de validade. Quem o conhece, fala de um jogador "pacato", "tímido", até, e que gosta pouco de dar nas vistas, mas o acanhamento do atacante desaparece na hora de ser felino dentro da área. O que impressiona mesmo os amigos é a longevidade de Pires. "Sempre foi um atleta que se cuidou muito bem, mas continuar a fazer o que ele faz aos 38 anos surpreende qualquer um", explica Carlos Garcia, treinador que orientou Pires no Vizela, o primeiro clube da II Liga por onde o camisola 9 passou. "Fui eu que indiquei a contratação dele, pois vinha de uma época excelente no Ribeirão, onde tinha feito mais de 20 golos. Cheguei a dizer-lhe que precisava de ser mais extrovertido, mas ele não gosta de aparecer", justifica o ex-técnico.
"Fui eu que indiquei a contratação dele, pois vinha de uma época excelente no Ribeirão, onde tinha feito mais de 20 golos. Cheguei a dizer-lhe que precisava de ser mais extrovertido, mas ele não gosta de aparecer"
Ricardo Pessoa, agora treinador adjunto de António Folha no Portimonense, partilhou o balneário com Pires durante seis temporadas nos algarvios. À parte do colega, o antigo lateral-direito ganhou um "amigo". "É extremamente humilde", revela. Natural de Amares, Pires fez boa parte da formação no Braga, onde chegou a jogar na equipa B. A carreira, segundo Ricardo Pessoa, merecia ter tido outra projeção. "Nem sempre lhe foi dado o devido valor, mas o Pires tem o respeito dos adeptos de futebol mesmo não tendo estado muitos anos na I Liga." Em Penafiel, Pires procura a quarta subida da carreira, depois de ter ajudado a promover o Portimonense, por duas vezes, e o Moreirense.
11181456