Formado no FC Porto, o jogador que representa o Rebordosa pela sexta época espera voltar a fazer história, no confronto com o Tirsense, curiosamente da mesma série no Campeonato de Portugal
Corpo do artigo
Ao vencer, por 3-2, na Covilhã, o Rebordosa fez história, qualificando-se pela primeira vez para os oitavos de final da Taça de Portugal. Pipo foi o herói da equipa do Campeonato de Portugal ao marcar dois golos, um deles, o segundo, de calcanhar. “É um dos lances da minha vida. É complicado dizer que é o golo da minha vida, porque, felizmente, já marquei alguns bonitos, mas, seguramente, é um dos mais bonitos da minha carreira”, diz Pipo, que explica ter sido “uma questão de oportunidade”. “Não é algo pensado ou trabalhado”, garante. “Foi um excelente passe do Edu, também de calcanhar. A jogada saiu de forma natural. A postura do defesa também ajudou, tive de rodar o corpo e usar o calcanhar; acabou por ser um golo bonito e uma excelente jogada da equipa”, resume.
O extremo de 32 anos fica orgulhoso por ter contribuído, de forma decisiva, para “um momento marcante da história do clube”. “É a primeira vez que passa aos oitavos de final da Taça e, para mim, desde que aqui estou, este foi o jogo que mais me marcou.”
Pipo define-se como “um jogador inteligente com bola”. “Normalmente sei o que fazer à bola um segundo antes”, garante, indicando outras qualidades. “Sou bom tecnicamente e leio bem o jogo”, assume o também empregado de armazém na fábrica de móveis do pai. “Faço de tudo um pouco, como entregas, por exemplo”, explica, reconhecendo que sente o desgaste ao fim de dia de trabalho. “Não vou mentir, sinto cansaço. Já fui profissional e há muitas diferenças”, acrescenta. “Claro que o gosto pelo futebol é que nos faz andar aqui e parece que o cansaço vai desaparecendo.”
Agora, nos oitavos de final, o Rebordosa vai defrontar o Tirsense, da mesma Série. “Não vai ser um duelo do Campeonato de Portugal, de certeza absoluta. Tanto nós como o Tirsense vamos estar no máximo. É um jogo em que podemos fazer ainda mais história. É só daqui a um mês, e o campeonato é o nosso principal objetivo, mas é verdade que chegar aos quartos de final, para uma equipa do Campeonato de Portugal, seria um feito histórico”, aponta.
Marcou 513 vezes pelo FC Porto
Pipo está na história da formação do FC Porto, sendo ainda o melhor marcador de sempre, com 513 golos. Antes do Rebordosa, onde está desde 2019/20, representou Santa Clara, Akritas Chlorakas, do Chipre, Famalicão, AD Oliveirense, Santa Eulália, Vila Real, Tirsense e Freamunde. “Acredito que podia ter ido mais além. Não consegui, por vários motivos. Um deles por culpa própria”, admite. “Mas estou muito contente com o meu percurso e com o que tenho conquistado. Ainda não acabou, espero andar aqui mais uns aninhos”, atira.