Líder portista durante 42 anos, Pinto da Costa conquistou largas centenas de troféus, destacando-se as modalidades de pavilhão
Corpo do artigo
Ao contrário do que se possa pensar, a Taça dos Campeões Europeus de futebol, ganha a 27 de maio de 1987, no Estádio do Prater, em Viena, contra todas as expectativas e também os alemães do Bayern de Munique, não foi a primeira conquista internacional do FC Porto. Cinco anos antes, a 31 de julho de 1982, a equipa de hóquei em patins erguia a Taça das Taças, numa final com o Sporting, jogada a duas mãos, a primeira no Porto, com vitória dos da casa por 13-4, a segunda em Lisboa, com os leões a ganhar por curtos 8-7. Foi esta a primeira conquista de Jorge Nuno Pinto da Costa no FC Porto, três meses e oito dias após tomar posse como presidente, a 23 de Abril de 1982.
Desde a primeira hora com o apoio de Ilídio Pinto, figura maior da modalidade, que já vinha da direção anterior, liderada por Américo de Sá, o hóquei em patins, que até essa altura não tinha ganho nada (ver quadros), tornou-se um exemplo de conquistas. Na época seguinte foi campeão nacional pela primeira vez, ganhou também a Taça de Portugal e bisou na Taça das Taças. Hoje totaliza 69 troféus, só nacionais, aos quais se juntam três Ligas dos Campeões, duas Taças das Taças, duas Taças WSE e uma Taça Intercontinental, no que coloca o resultado do antes e depois de Pinto da Costa num 0-77!
No mesmo ano em que o hóquei venceu o primeiro campeonato, em 1982/83, também o basquetebol foi campeão nacional, ainda que a seguir tenha vivido um período de seca, ganhando algumas Taças de Portugal e Supertaças. O campeonato regressou às Antas em 1995/96, para depois o passar a conquistar com relativa regularidade.
O campeonato das lágrimas
Com títulos em todas as modalidades, faltava a Pinto da Costa o campeonato de andebol, que escapava aos azuis e brancos há 31 anos. Em 1998/99, com mais de oito mil espetadores no então velhinho, hoje inexistente, Pavilhão Américo de Sá, a equipa orientada por José Magalhães, derrotou o ABC e completou o ramalhete do falecido presidente, cuja imagem televisiva a chorar ficou para a posteridade.
A comoção do voleibol
No voleibol, secção que o clube encerrou em 1989/90, no setor masculino, e reabriu, no feminino, em 2019/20, as conquistas recentes foram, talvez, das mais emotivas de Pinto da Costa. O último campeonato, o de 2023/24, ficou marcado por um abraço entre o malogrado líder e André Villas-Boas: Pinto da Costa ainda era presidente em exercício, tendo sido esta a derradeira conquista no clube que apelidou de dragões, e Villas-Boas, à altura recente vencedor das eleições, as únicas que o histórico dirigente perdeu. Notoriamente comovido, o ainda líder desceu ao recinto e deu três abraços especiais, pela seguinte ordem: Joana Resende, a capitã a quem sempre teceu os maiores elogios e deu como grande exemplo de portismo, Marta Massada, médica da equipa, amiga de longa data e filha de uma das lendas do clube, o antigo andebolista Leandro Massada; e a Miguel Coelho, o treinador que acolheu de braços abertos.
Palmarés
Andebol
Antes de Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça* Taça da Liga*
9 4 - -
Total: 13
Com Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça* Taça da Liga*
24 9 8 3
Total: 44
*não havia
Basquetebol
Antes de Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça* Taça da Liga*
5 1 - -
Total: 6
Com Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça* Taça da Liga*
12 15 6 8
Total: 42
*não havia
Hóquei em patins
Antes de Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça* Taça da Liga*
0 0 - -
Total: 0
Com Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça* Elite Cup*
25 19 23 2
Total: 69
Voleibol masculino**
Antes de Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça*
7 4 0 -
Total: 11
Com Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça*
9 6 0
Total: 15
**secção terminou em 1989/90
Voleibol feminino**
Antes de Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça
0 0 0 -
Total: não existia
Com Pinto da Costa
Campeonato Taça Supertaça
4 2 2
Total: 8
**secção abriu em 2019/20 em parceria com a AJM, passando a solo desde 2023/24