Pinto da Costa: "Temos autorização da UEFA para inscrevermos nas provas europeias. Não sei se vai dar-nos alguma coima"
ENTREVISTA O JOGO/TSF, PARTE IV - Declarações de Pinto da Costa, candidato da Lista A às eleições do FC Porto
Corpo do artigo
André Villas-Boas disse que, se ganhar as eleições, vai passar todos os negócios do FC Porto a pente fino e garante que será implacável com pessoas que se tenham governado à custa do clube. Pode garantir que isso nunca aconteceu?
-Podem procurar à vontade e estou disposto para ajudar nessa luta, porque há coisas que não sei se serão legais ou não, mas vou-lhe dar um exemplo que a mim me chocou muito. Nós vendemos o Luis Díaz ao Liverpool. O empresário foi o dr. Raul Costa, recebeu cerca de quatro milhões de comissões e quando as foi receber pediu para distribuir por três. Não sei porquê, talvez por questões de impostos. Então, o que tínhamos a pagar foi pago em três terços a ele e a duas entidades que ele indicou. Sabe o que aconteceu? Uma dessas entidades pôs o FC Porto em tribunal já em período eleitoral, por nos termos atrasado no pagamento da comissão. Comissão que devíamos ao dr. Raul, mas que por indicação dele pagámos a outro. E o outro pôs-nos em tribunal já na campanha eleitoral. Já está pago, porque até 31 de março não podíamos ter questões dessas e temos autorização da UEFA para nos podermos inscrever nas provas europeias. Está tudo em ordem e não devemos nada a ninguém. Mas tivemos de fazer um esforço suplementar para pagar a esses senhores, porque em período eleitoral puseram uma ação. Acho também estranho que na lista B, na Assembleia Geral, esteja um advogado que é patrono em várias queixas de empresários contra o FC Porto. Acho que o FC Porto não precisa de quem esteja contra nós nos tribunais, precisa daqueles que nos defendem.
"Aparecem certos empresários que depois da campanha eleitoral nos põem ações"
A propósito do fair-play da UEFA, é verdade que o FC Porto entrou em incumprimento? E o administrador financeiro Fernando Gomes foi à Suíça negociar com a UEFA uma pena mais suave?
-O FC Porto teve incumprimentos, como lhe disse, de empresários ligados ao dr. Raul Costa. E esteve em incumprimento determinado período, porque apareceu de repente, como apareceu agora também o empresário Israel [Oliveira], a pôr uma ação por causa do Otávio. Aparecem certos empresários que depois da campanha eleitoral nos põem ações. O FC Porto atrasou-se, e reconheceu, num pagamento que tinha de ser feito até determinada data e creio que o fez 15 dias depois. Está tudo em ordem. E a prova é que a UEFA, em 31 de março, considerou que estava tudo legalizado. Temos, por escrito, autorização para nos inscrevermos nas provas europeias. Agora, nós não estamos dentro do UEFA, não sei se nos vai dar uma coima. Até hoje, ou antes até ontem, pode ter chegado de manhã, garanto-lhe que não tivemos coima nenhuma.