Pinto da Costa reeleito para 13º mandato como presidente do FC Porto.
Corpo do artigo
Pinto da Costa foi reeleito presidente do FC Porto - 34 anos depois de ter ganho as eleições pela primeira vez - somando 79% dos votos válidos. Segundo os dados anunciados este domingo, 2403 sócios exerceram o direito de voto, o que significou um aumento de afluência de quase 91% relativamente às eleições de 2013. Os votos nulos cifraram-se em 21 por cento, número explicado pela Mesa da Assembleia Geral pelo facto de vários boletins conterem mensagens de apoio ao presidente eleito e ao clube. Este acabou, ainda assim, por ser o triunfo mais magro de Pinto da Costa desde 1982..
Nas eleições para a Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal e Disciplinar registaram-se 21 por cento de votos nulos. A lista para o Conselho Superior foi eleita com 74 por cento dos votos, sendo os restantes votos nulos.
Pinto da Costa é o 33.º presidente da história do FC Porto, tendo ganho a primeira eleição em 1982, dando-se a coincidência de se cumprirem este domingo exatamente 34 anos. Sim, Pinto da Costa foi eleito, sem oposição, a 17 de abril de 1982, tomando posse seis dias depois e sucedendo a Américo de Sá, que daria nome ao pavilhão das Antas, entretanto já demolido.
Uma vez mais candidato único, Pinto da Costa prepara-se agora para iniciar o 13º mandato como líder dos dragões e num cenário raro em mais de três décadas: o FC Porto atravessa, porventura, a maior crise de resultados desde a chegada de Pinto da Costa à presidência, com destaque para a equipa de futebol, que somará três temporadas sem vencer o campeonato.