Pinto da Costa quer resposta breve de Sérgio Conceição: eis o ponto da situação
Conceição vai decidir-se até ao início da próxima semana, até porque há uma nova época para preparar.
Corpo do artigo
O dia seguinte de Sérgio Conceição ao último jogo da época foi passado no Olival a trabalhar.
O contrato termina no final do junho e ainda não há uma decisão quanto à renovação que Pinto da Costa já assumiu várias vezes em forma de compromisso que o treinador tarda em confirmar.
Contudo, o presidente não pretende esperar muito mais tempo por uma resposta de Conceição, estabelecendo como limite razoável o início da próxima semana. Hoje, sexta-feira, o técnico ainda deve voltar ao centro de treinos para concluir a elaboração de alguns relatórios de avaliação da época que agora terminou, mas também projetando já algumas questões sobre a próxima. Isso não significa, no entanto, que o treinador vá continuar.
A decisão ainda não foi comunicada a Pinto da Costa, que espera resolver esta questão o quanto antes, porque é obrigatório começar a preparar a próxima época. A reunião entre as partes acontecerá em breve, provavelmente segunda ou terça-feira. Sabe-se que Conceição tem ouvido sondagens no estrangeiro, nomeadamente em Itália. A Lazio é um dos clubes que tem sido falado, mas o Nápoles aparece, nesta altura, como um destino mais consistente, até porque Gattuso estará mesmo de saída. Porém, o técnico não terá recebido ainda qualquer proposta formal.
O silêncio que Sérgio adotou nas últimas semanas tem ajudado a alimentar este tabu e a multiplicar os rumores quanto a uma eventual sucessão. Anteontem falou-se de Vítor Pereira, ontem foi a vez de Luís Castro, mas a verdade é que nesta altura a opção do FC Porto é... Sérgio Conceição, ele que chegou em 2017 e conquistou dois títulos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça em quatro épocas. Destacou-se também na Europa, com dois quartos-de-final na Liga dos Campeões e uns oitavos. Nas caminhadas deixou para trás equipas como a Roma e a Juventus, o que lhe reforça o estatuto em Itália. Em breve fica a conhecer-se a decisão, sendo pouco provável um ano sabático, como também já se especulou.