Pinto da Costa: "Quando me candidatei, a minha intenção era fazer um ano e, no final, provocar eleições"
Excerto da entrevista de Pinto da Costa à TVI, cuja primeira parte é transmitida este domingo
Corpo do artigo
A vida depois do FC Porto: "Sinto-me Jorge Nuno Pinto da Costa. Não apago o meu passado. Não me esqueço que fui dirigente durante 60 anos e presidente durante 42, mas, hoje, sou um homem sem essas preocupações e responsabilidades, com muito orgulho do que fiz no FC Porto, mas gosto de ser um cidadão normal."
Eleições apesar da doença: "Sabia da minha doença desde 8 de setembro de 2021. Na altura, não sabia tudo o que sei hoje sobre a minha saúde, mas sabia o meu estado. Quando me candidatei, a minha intenção era fazer um ano e, no final, provocar eleições. Não era como diziam, indicar alguém como sucessor. Sempre fui contra isso e disse que o FC Porto não era uma monarquia."
A razão de candidatar: "Havia duas coisas que queria muito e que considerava prioritárias, no FC Porto. A primeira era fazer uma academia, e tinha isso em mãos com a Câmara da Maia. É público, um projeto fantástico, com pavilhões, campos... Queria fazer e estava praticamente feito. Depois, como não ganhei as eleições, puseram isso de lado. Quanto a mim, mal, mas, agora, são eles que governam. Achava que era fundamental para a vida do FC Porto. Em segundo, tinha um sonho, que era voltar a ver o FC Porto campeão europeu, e achava que, para isso, era fundamental manter o Sérgio Conceição. Por isso é que, antes das eleições, contratei o Sérgio Conceição, tal como o Pepe. Tenho um contrato assinado pelo Sérgio Conceição e pelo Pepe para jogarem mais este ano."
Esse duplo sonho é maior do que ter morrido presidente?
"Hesitei muito em me candidatura. Só o fiz depois de ver o rumo que as cosias levavam e as pessoas envolvidas na equipa do André Villas-Boas, mas consciente de que estava tudo montado para que houvesse uma tendência clara para o outro lado. Ficava com mais preocupações se tivesse abandonado e não ido à luta. Em democracia ganhar e perder... Espero que ele faça o melhor que puder e seja bom para o FC Porto."