Presidente do FC Porto marcou presença no funeral do antigo jogador do clube, que faleceu aos 89 anos
Corpo do artigo
Realizou-se esta quinta-feira, em Leça do Balio, o funeral de Carlos Duarte, de 89 anos, ex-internacional português que representou o FC Porto entre 1952 e 1954. Pinto da Costa, presidente do clube, marcou presença na despedida do antigo extremo, que foi um dos maiores goleadores da história dos dragões. Ainda hoje ocupa o décimo lugar da tabela dos melhores marcadores de sempre dos azuis e brancos, com 98 golos em 228 jogos.
Descrito pelos dragões como um jogador que "fez as delícias dos adeptos enquanto trocava as voltas ao adversário com uma capacidade de drible única e uma velocidade ímpar para a época", Carlos Duarte integrou equipa que venceu a primeira dobradinha dos portistas, em 1955/56, terminando a carreira com um total de 11 títulos (quatro nacionais e sete regionais).
Apesar de ter nascido em Angola, foi internacional português por sete ocasiões e tornou-se no primeiro jogador da Seleção Nacional a marcar no mítico Estádio de Wembley, em 1958. Ainda nesse ano, chegaria a ser alvo de uma proposta dos italianos do Milan, mas preferiu decliná-la e, no seguinte, acabou por sofrer uma lesão grave num joelho. A despedida dos relvados deu-se em 1965, pelo Leixões. Mais recentemente, em 2003, recebeu do FC Porto o Dragão de Ouro na categoria de "Recordação do Ano".
15114312
15111769