Pinto da Costa: "Não vou visitar Fernando Madureira, por uma razão. Tem visitas limitadas e tem pais, sogros, mulher, filhos..."
Pinto da Costa, presidente do FC Porto e candidato às eleições de 27 de abril, é entrevistado esta noite no Jornal da Noite, da SIC
Corpo do artigo
Sobre Fernando Madureira: "Tenho de ir um bocadinho atrás. Eu estava preocupadíssimo com a Assembleia, recomendei os maiores cuidados. Nunca vi numa Assembleia Geral alguém a apelar aos seus apoiantes: 'Vão lá e filmem tudo'. Tudo o quê? Quando há o apelo e passados umas horas estavam lá no tal canal, estava tudo tratado. Nunca vi. Já vi dezenas de Assembleias Gerais no FC Porto e nunca vi ninguém a apelar para irem filmar tudo. Tudo o quê? Porque sabem que vai acontecer alguma coisa e vão a correr ao Ministério Público apresentar queixa?
Fernando Madureira traiu a sua confiança? "Não. Como não considero isso, não. Conheço as realidades e sei. Não há nenhuma imagem, senão já tinha aparecido, que mostre o Fernando Madureira a agredir seja quem for. Não há uma. Quando apelaram 'filmem tudo' se calhar era para isso e não aconteceu. Aconteceu que o indivíduo que apela depois vai para o MP o que eu gostava que fosse público."
O que diz aos sócios agredidos? "Mais completo: O que diz aos sócios agredidos? "É de lamentar, por isso é que fizemos inquérito e quatro sócios foram suspensos. Não tinham nada a ver com os Super Dragões, foram suspensos e não podemos fazer mais nada. Ninguém recebeu tratamento nem no pavilhão, nem foi ao hospital, nem ficou ferido. Mas, naturalmente que se alguém levar um estalo, é desagradável, ninguém gosta. Se algum sócio foi agredido, e foram, temos imagens, o que podíamos fazer fizemos, suspendemos os sócios. Aos que não conheço, digo que lamento imenso, repudio a atitude e sou solidário com eles. Um dos que foi agredido foi o meu motorista, o senhor Afonso, que me foi levar a casa. Ninguém pode estar de acordo."
Vai visitar Fernando Madureira?
“Não vou visitar por uma razão. Tem direito a número limitado de visitas e tem pais, sogros, mulher, filhos. Eu não teria problema nenhum. Matou alguém, magoou alguém? Que eu saiba não.”
Transparência nas eleições: “Vão lá e filmem tudo. Filmem que eu tenho a certeza que não vou ao MP fazer queixa de ninguém.”
Sobre Fernando Saúl: “O Conselho Fiscal é que fez os processos e deu as sanções devidas aos sócios que temos prova que estiveram envolvidos nos desacatos. O Saul foi suspenso, entrou de férias e naturalmente não voltará ao FC Porto nessas funções e se calhar em nenhumas. Estamos a tentar chegar a um acordo para que ele saia.”
Madureira retomará liderança dos Super quando sair? “Os Super Dragões é que decidem os seus líderes, não sou eu. Que ato criminoso é que ele cometeu segundo o MP? Acho que a preparação está em quem pela primeira vez na história de um clube português disse para irem à AG e filmarem tudo. E o Madureira é que preparou as coisas? Pensem um bocadinho, por amor de Deus...”
Sobre o despacho do MP: “É a opinião deles. Não comento. Peço é que vão todos à AG eleitoral e filmem. Nunca ninguém pediu. Quando um indivíduo pede para irem lá filmar, é porque sabe que algo vai acontecer. Estamos muito bem, mas se me provocar ou eu a si acontece alguma coisa... Dê-me uma explicação para que um indivíduo peça para ir lá. Foi Villas-Boas, não fui eu. Porque é que se manda fazer isso? Filmem porquê? Porque sabe que vai acontecer algo de anormal....”