Pinto da Costa: "Há muito que os 'Ruis Gomes da Silva' e os 'Goberns' minam o futebol"
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, aponta o dedo aos programas televisivos para explicar o atual clima no futebol português.
Corpo do artigo
Pinto da Costa comentou esta sexta-feira o clima que se vive no futebol português e rejeita que o mesmo seja um fenómeno recente. O líder do FC Porto aponta o dedo a comentadores e programas televisivos, estranhando que apenas neste momento se fale tanto de um ambiente tido como insustentável.
"Acho engraçado que agora é que descobriram isso. Há anos que assistimos semanalmente aos 'Ruis Gomes da Silva', 'Goberns' e outros que tais a minar futebol e arbitragem. Há programas desportivos semanais, muito antes deste ambiente, que passam o tempo apenas a criticar o árbitros. Chegou ao ponto, recordo-me, de ver um programa, nem sei que canal mas é o Sousa Martins que dirige, e que começou: 'ao minuto tal aconteceu isto, árbitro assim...'. Desliguei. Estes indivíduos que não percebem nada de futebol é que são experts na arbitragem? Há muito tempo que estes senhores vêm minando o futebol português e o clima na arbitragem. Agora é que descobriram que há este clima e os dirigentes são culpados. São culpados porque contribuíram para que os 'Goberns' e 'Ruis Gomes da Silva" estivessem nos programas. Aí começou clima de ódio no futebol português", afirmou, à margem da inauguração da exposição sobre os 90 anos de basquetebol no FC Porto.
Pinto da Costa não pensa, portanto, que os diretores de comunicação tenham culpas no cartório. "Antes não havia ou não intervinham como intervêm hoje e o futebol português já estava a ser minado por esses senhores nos programas televisivos. Descobrirem que há um clima de guerrilha por causa dos diretores de comunicação é querer passar um pano pela poeira e encobrir o que esses senhores andaram a fazer de mal ao futebol durante muitos anos. As televisões deviam meditar para que servem esses programas e comentadores que não percebem nada de futebol. Ponham antigos jogadores e antigos treinadores. Agora pseudo-entendidos de futebol que só vão para criar ódio e lançar lama no futebol... Esses são escusados e foi aí começou o problema".