Treinador abordou evolução enquanto profissional
Corpo do artigo
José Peseiro falou do percurso enquanto treinador de futebol na sua intervenção no Fórum de Treinadores de Futebol e Futsal, que decorre em Setúbal. O técnico do FC Porto confessou não ter orgulho de algumas coisas que fazia. "Tenho vergonha do que fazia no Santarém, quando comecei, mas fiquei com isso tudo registado. O caminho e o percurso de um treinador criam uma sensibilidade de uma ideia. No meu caso criou-se a ideia de que as minhas equipas são ofensivas e com alguma razão. Gosto de ter uma equipa afirmativa, mas há quem seja afirmativo a defender. Agora defende-se de forma diferente, antes era só esperar."
Também na forma como lida com as arbitragens Peseiro confessa ter evoluído e lembrou os tempos de leão ao peito. "No Sporting não falei de árbitros e não ganhei nada com isso. Até os adeptos me criticavam por isso, por não falar de árbitros. Agora se há um erro, eu falo nisso. Também me criticam por isso e cá vou continuando a treinar", rematou.
Quando a pergunta foi sobre a final da Taça UEFA perdida pelo Sporting, a reação de Peseiro foi incisiva e vernacular: "Porque é que me lembras dessas m....! Perder é a pior coisa que existe. A experiência dá capacidade de recuperar. Custou muito perder a UEFA e depois ainda perdemos com o Nacional e o apuramento direto para a Champions para o FC Porto. Se calhar, com outro suporte emocional tínhamos recuperado em dois dias. As escolhas no momento, eram aquelas."